Caixa Cultural Curitiba recebe projeto musical Viola e Batuque

 


Os ritmos da música brasileira ganham vida com o projeto Viola e Batuque, que apresenta o baiano Marco Lobo e o sul-mato-grossense Marcos Assunção em um espetáculo de música instrumental que terá sessões de 19 a 23 de março, na Caixa Cultural em Curitiba.

O percurssionista Lobo e o mestre da viola Assunção se destacam pela forte conexão com a cultura brasileira e sua musicalidade. Juntos, criam uma harmonia instrumental que reflete a rica diversidade do patrimônio musical do Brasil. "Nossa música é uma jornada pelos sons do Brasil, do regional ao sofisticado. Então, nada melhor que compartilhar a magia dos instrumentos, como o berimbau, pandeiro e a viola caipira, com o público curitibano”, revela Lobo.

O projeto Viola e Batuque apresenta os sons da viola caipira, violão de 7 cordas, berimbau, pandeiro e outros instrumentos tradicionais da percussão brasileira. O resultado é uma combinação de estilos regionais e sofisticados, influenciados pela música erudita e jazz. A colaboração entre Lobo e Assunção resultou no álbum Viola e Batuque, lançado em agosto de 2023. "A fusão de nossos backgrounds musicais proporcionou em um projeto único que soma a música popular e clássica. Nosso objetivo é preservar a beleza da música brasileira”, acrescenta Assunção.

As apresentações contam também com convidados especiais: o Quarteto de Cordas Brasil Opus Música, com arranjos e regência do maestro Eduardo Martinelli, e a cantora brasileira Virgínia Rodrigues, que transita entre o popular e o erudito. O repertório do show inclui composições originais e releituras de clássicos de Johann Sebastian Bach, Almir Sater e Egberto Gismonti. Os arranjos criativos da dupla capturam a inspiração das diversas influências culturais do Brasil, que vão da polca paraguaia ao choro, do baião ao jazz.


Serviço:

Viola e Batuque, com Marco Lobo e Marcos Assunção

Caixa Cultural de Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)

De 19 a 23 de março, de quarta a sábado, sempre às 20h, e domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada), à venda a partir das 10h de 15 de março na bilheteria do teatro e após as 15h pelo site www.caixacultural.gov.br. A bilheteria abre de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h


Crédito da foto: Julio Andrade