Ladies Ensable percorrem a França romântica em novo concerto

 


Emoção, poesia e romantismo da música francesa entram em cena no novo espetáculo da Orquestra Ladies Ensemble, Vive La France. Em um percurso que vai de peças clássicas até canções populares imortalizadas por Edith Piaf e Charles Aznavour, o concerto ganha estreia nacional com uma única apresentação no Auditório Regina Casillo, neste sábado (24), às 18h30. A regência é de Alexandre Brasolim, com direção artística e musical de Fabiola Bach Akel e coordenação geral de Lucia Casillo Malucelli. Os ingressos já estão à venda, a partir de R$ 15, no Disk Ingressos. A montagem faz parte do Plano Anual do Solar do Rosário, que até o final de 2025 traz uma série de apresentações da orquestra feminina, a primeira do país, e também encontros literários com escritores brasileiros.

Para compor um vibrante e emocionante panorama da música francesa, as Ladies levam ao palco um repertório que sintetiza a força melódica e poética de alguns de seus mais belos momentos. O programa parte da Era Romântica e do Impressionismo clássicos do século 19, passa pelo contemporâneo erudito e chega até os inesquecíveis momentos da “chanson française”, a canção francesa, mais popularizada nos salões de Paris com as vozes marcantes de Piaf e Aznavour.

“Por meio das melodias que marcaram a música francesa, seja no clássico ou no popular, buscamos construir em ordem cronológica um percurso musical marcado por muita beleza e encantamento”, destaca Fabiola, diretora e fundadora da orquestra. “Na primeira parte, voltada para a música clássica, teremos composições que formam uma atmosfera de sonho, enquanto que na segunda, da canção popular, somos levados a passear pela Paris vibrante do Champs-Élysées e seus cafés”, completa.

O programa completo inicia com três peças da suite “Le Carnaval des Animaux” (O Carnaval dos Animais), de Camille Saint-Saëns: “Introduction et Marche Royale du Lion” (Introdução e Marcha Real do Leão), “Aquarium” (Aquário) e “Le Cygne” (O Cisne). Em seguida, três composições de Claude Debussy: “Clair de Lune” (Luz da Lua), “Rêverie” (Devaneio) e “La Fille aux Cheveux de Lin” (A Menina com Cabelos de Linho). Completando a parte clássica, duas obras de Erik Satie: “Gymnopédie nº1” e “Gnossienne nº1”.

Após o intervalo, o concerto traz a parte que homenageia Piaf e Aznavour. Da La Môme, serão apresentadas: “La Foule” (A Multidão), “La Vie en Rose” (A Vida em Cor-de-Rosa), “Sous le Ciel de Paris” (Sob o Céu de Paris), “Milord” (Meu Senhor), “Padam, Padam” e “Hymne A L'Amour” (Hino ao Amor). Já as canções escolhidas do grande intérprete são: "Hier encore" (Ainda Ontem), "La Bohème" (A Boemia), "Que c'est triste Venise" (Quão Triste É Veneza), "Ave Maria", "Il faut savoir" (É Preciso Saber) e "She" (Ela).

O espetáculo é realizado pelo Ministério da Cultura e Centro Cultural Solar do Rosário, com suporte da Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio é das empresas Oregon, Fertipar, Impextraco, Grasp, Supermercado Tozetto, Supermercado Festval, Cartório da Barreirinha, Grupo Servopa e Brose. 


Serviço:

Vive La France, com a Orquestra Ladies Ensemble

Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro)

Dia 24 de maio (sábado), às 18h30.

Ingressos: a partir de R$ 15, à venda em www.diskingressos.com.br/evento/9428/24-05-2025/pr/curitiba/ladies-ensemble-vive-la-france


Crédito da foto: Marcelo Elias