Espetáculo infantojuvenil Mundo Suassuna em temporada na Caixa Cultural

 


A Caixa Cultural Curitiba recebe, a partir desta quinta-feira (9), o espetáculo Mundo Suassuna, montagem inédita inspirada no universo literário de Ariano Suassuna (1927-2014) e especialmente criada para o público infantojuvenil. Com dramaturgia e direção de Marcelo Romagnoli, a peça tem classificação livre e propõe uma jornada encantada pelos sertões imaginários do Brasil profundo, com ingressos gratuitos e sessões com acessibilidade em Libras. A temporada segue até 19 de outubro, com sessões às quintas e sextas-feiras, às 19 horas; sábados, às 16 e 19 horas; e domingos, às 16 horas.

Reconhecido oficialmente pela família Suassuna, o espetáculo é a primeira adaptação cênica voltada às novas gerações a partir da vasta e singular obra do autor paraibano. Com estética acessível a todas as idades, a montagem entrelaça teatro, música ao vivo, literatura de cordel e a linguagem circense para contar a história de um cavaleiro errante em busca de um reino perdido e de sua própria coroa.

Durante sua travessia por estradas pedregosas do sertão, esse jovem príncipe, interpretado por Guryva Portela, enfrenta reviravoltas, enigmas, caveiras e até uma onça malhada, sempre acompanhado de seu cavalo Pantero e de figuras que remetem ao teatro popular, como pícaros, trovadores e mamulengos. A aventura é guiada pela Santa Compadecida e culmina em uma celebração chamada Festa do Meio-Dia, um rito poético que homenageia o ciclo de criação do autor e o poder transformador da cultura popular.

Com influências diretas do Movimento Armorial, criado por Suassuna em 1970, a montagem evoca temas centrais da obra do autor, como O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, o impacto do circo, a guiança divina, as influências ibéricas e os elementos do seu romance final, Dom Pantero.

O espetáculo tem trilha sonora original da multi-instrumentista Renata Rosa, executada com rabeca, viola e percussões, criando pontes entre o Nordeste ibérico-indígena e o Brasil contemporâneo. Os figurinos de Silvana Marcondes e a cenografia de Zé Valdir mesclam tecidos pintados manualmente, bonecos, estandartes e grafismos. Os cenários contam com a colaboração especial de Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor, que assina os painéis e estandartes cênicos.

Além de Gúryva, o elenco conta ainda com os atores Fabio Espósito e Henrique Stroeter, que se desdobram em múltiplos personagens ao longo da trama, utilizando linguagem física, humor e poesia para tornar o imaginário de Ariano acessível a todas as idades. "Mundo Suassuna é uma peça para sonhar junto com o Brasil profundo, aquele que Ariano Suassuna tanto defendeu com arte, afeto e inteligência. A infância, aqui, não é só o público-alvo: é também uma linguagem, uma lente de reinvenção do mundo”, afirma Romagnoli.


Serviço:

Mundo Suassuna

Teatro Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)

De 9 a 19 de outubro; quinta e sexta-feira, às 19h; sábado, às 16h e 19h; domingo, às 16h. Sessões com tradução em Libras no dia 11 de outubro.

Classificação indicativa: livre (recomendado para crianças a partir de 5 anos)

Ingressos gratuitos, com distribuição 30 minutos antes de cada sessão. 


Crédito da foto: Andressa Costa