Celebrando 15 anos de inovação artística, a produtora Bife Seco une forças com a Petrobras para lançar um projeto de profissionalização de espetáculos e estímulo à criação: a Mostra Petrobras de Novos Bifes, uma iniciativa inédita que irá selecionar, investir, realizar mentorias e estrear quatro novas obras no Festival de Curitiba, em 2026.
Com inscrições abertas até 19 de dezembro, a mostra convida artistas, coletivos e companhias a apresentarem projetos originais para palco, sejam de espetáculos ou espetáculos musicais, que busquem poéticas contemporâneas de criação, dramaturgias autorais inovadoras e excelência na execução e montagem.
A Mostra Petrobras de Novos Bifes nasce de um encontro entre uma companhia reconhecida por sua ousadia estética, originalidade dramática e impacto formativo e a empresa, que amplia sua atuação com o maior investimento já feito em cultura, com um objetivo de descentralizar o apoio e alcançar projetos de todo o país.
Pensada como uma plataforma de amadurecimento criativo, a iniciativa oferece aos artistas o ambiente, tempo e suporte necessários para que suas obras alcancem pleno resultado. Serão selecionados quatro espetáculos em estágio de desenvolvimento, que receberão investimento direto e estrutura profissional para ensaio e montagem. “Mais do que selecionar projetos, queremos descobrir a energia criativa de novos criadores e oferecer a eles estrutura e visibilidade. A cena teatral brasileira é cheia de potência. O que falta, muitas vezes, é o investimento para que essa potência brilhe”, destaca Sávio Malheiros, produtor e idealizador da mostra.
Para realizar a curadoria e seleção da Mostra Petrobras de Novos Bifes, a Bife Seco convidou um time de destaque, incluindo personalidades de relevância nacional nas artes: Miguel Arcanjo (jornalista, crítico e pesquisador), um dos mais influentes jornalistas culturais do país, criador do Blog Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura; Maite Schneider (atriz, ativista e referência em diversidade), cofundadora da plataforma TransEmpregos, é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em acessibilidade, inclusão e representatividade; Beatriz Lucci (diretora, dramaturga e pesquisadora), formada pela The American Musical and Dramatic Academy, integra a nova geração de encenadoras brasileiras.
Juntos, os três formam um eixo curatorial que equilibra rigor artístico, diversidade, pesquisa e contemporaneidade, assegurando que a Mostra se torne um marco na descoberta de novas vozes da cena. “É uma iniciativa concreta de valorização do processo, e também do produto final. A mostra quer incentivar novas dramaturgias e modos de criar, além de colocar esses jovens artistas em contato com críticos, programadores e palcos de todo o Brasil”, afirma Dimis, diretor artístico da Bife Seco.
Os projetos selecionados pela Mostra Petrobras de Novos Bifes terão acesso a um conjunto robusto de incentivo que transforma ideias em obras prontas para o palco. Entre os benefícios, destacam-se: investimento direto na montagem, garantindo condições reais de produção; acompanhamento artístico, com a premiada equipe da Bife Seco para pensar dramaturgia, direção, música, elementos visuais, comunicação e marketing; consultorias individuais, com artistas convidados para fortalecer as singularidades; apoio na estrutura e produção, oferecendo sustentação técnica e organizacional; ensaios, laboratórios e imersões criativas, ampliando a qualidade do processo; estreia garantida no Festival de Curitiba 2026, um dos maiores palcos da América Latina, com visibilidade nacional e acesso a críticos, programadores e o grande público
“Cada grupo selecionado receberá um investimento total equivalente a R$ 80 mil, somando aporte financeiro, mentorias, suporte, comunicação e temporada. Nosso compromisso é oferecer condições reais de criação, para que novos criadores possam sonhar grande e realizar”, conclui Malheiros.
Serviço:
Mostra Petrobras de Novos Bife no Festival de Curitiba 2026
Inscrições até 19 de dezembro.
Formulário: www.bifeseco.com.br
Informações: contato@bifeseco.com.br
Participação gratuita.
Crédito da foto: Rinaldo Franco

Redes Sociais