Casas e Raízes de Thiago Duarte no Teatro do Paiol

 


O resultado de uma intensa trajetória musical internacional, passando por cinco países nos últimos anos. Essa é em resumo a proposta do show Casas e Raízes, que o músico e compositor Thiago Duarte vai apresentar nesta quinta-feira (31), às 20 horas, com entrada franca, no Teatro do Paiol. O contrabaixista, que será acompanhado pelos músicos Luiz Gustavo Rocha (bateria), Davi Sartori (piano e direção musical) e Jota P (saxofone), vai apresentar composições autorais – escritas durante seu período na Europa, entre Berlim (Alemanha) e Basel (Suíça) – que estarão no seu novo álbum, ainda inédito, a ser lançado este ano.

O projeto Casas e Raízes é uma tradução musical da vida e dos sentimentos de Thiago na última década. Ele lembra que, nesse período, teve uma vida quase nômade e que, curiosamente, em cada lugar que morou, se sentia em casa. Não importa o local, a música estabelecia uma raiz brasileira. “O disco tem um simbolismo entre a minha vida e como ela interfere na minha música. A sonoridade deste trabalho tem uma fusão entre o que aprendi aqui no Brasil e o que eu assimilei no exterior. As composições são como casas e cenas musicais deste trajeto”, explica.

Thiago Duarte conta que o show no Paiol tem uma formação de músicos que não é exatamente a mesma do disco que já foi gravado e será lançado em breve. “No Paiol, vai ser um quarteto piano, baixo, bateria e sax. Mas o disco, originalmente, foi gravado com três formações diferentes, com músicos de Curitiba, São Paulo e Berlim. Todas essas formações fazem alusão ao processo de constante imigração musical. O show, então, é uma adaptação de tudo isso”, contextualiza.

Além de contrabaixista, Duarte é compositor e mestre em cognição musical/educação pelo Jazz Institute Berlim. Nos últimos dez anos, tocou e gravou ao lado de nomes como Flora Purim, Airto Moreira, Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (com Egberto Gismonti, João Bosco, Maria Rita e Letieres Leite). Apresentou-se em festivais nos Estados Unidos, França, Suíça, Portugal, Argentina, Índia e Brasil. Como compositor, lançou seu primeiro álbum em trio pelo selo Ars Magna em 2021, com a participação de Airto Moreira em duas faixas.

O projeto Casas e Raízes tem o incentivo da Phil Young, IOP e Centro Diagnóstico Água Verde e é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


Serviço: 

Thiago Duarte – Casas e Raízes 

Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/nº – Prado Velho)

Dia 31 de outubro (quinta-feira), às 20 horas.

Entrada franca. Retirada dos ingressos na bilheteria 30 minutos antes do espetáculo.

Classificação etária: livre


Crédito da foto: Josef Leitner