Museu da Imagem e do Som destaca a instalação Desver

 


Qual nosso espaço de respiro neste mundo tão assoberbado de imagens, sons, selfies, tecnologias e inteligência artificial? O que nos torna humanos, ainda, neste universo tão carregado de ruídos e informação? Estas são questões postas pelos artistas visuais Marcelo Borges e Ivana Cassuli na instalação “Desver”, que abre nesta terça-feira (15), às 18 horas, no Museu da Imagem e do Som. O evento contará com o show gratuito Gothic punk Music, de JR Ferreira, e com a banda Espelho.

“Desver” é uma instalação multissensorial que reúne found objects, video painting, glitch art, sound art, desenhos, fotografias e performance. “Parte do white noise de uma televisão fora de sintonia, ícone do ambiente cibernético da contemporaneidade, para nos levar à copa das árvores, onde ouvimos o som do pensamento no farfalhar do vento nas folhas”, diz Octavio Camargo, na apresentação da proposta.

Em cartaz até fevereiro de 2025, “Desver” convida o visitante a se mover por seis ambientes criados com aparelhos de reprodução de imagem e do som, analógicos e digitais, no intento de provocar a convivência com a falha, com a disruptura. “Afinal, é o erro que nos torna humanos, ainda”, pontua Ivana. “Ao criar essa simbologia, fazemos uma tentativa de reconexão com o início de tudo, pois, talvez, a humanidade esteja num momento que precise voltar para ter um respiro e tentar reinterpretar e recriar”, completa.

Entre as obras que serão expostas, está a homenagem ao escultor Carlos Henrique Tullio, referência artística da dupla, morto em setembro deste ano. Músicos, Marcelo e Ivana prestam sua reverência também à música curitibana, incluindo bandas e artistas da cidade na programação. A ideia é trazer periodicamente uma atração musical para a área externa do MIS, começando com um encontro de gerações: JR Ferreira, músico, produtor e empresário, criador do Espaço Cultural 92 Graus, que há mais de 30 anos tem sido o palco para novos talentos, como a outra atração da noite, a banda Espelho, representante da nova safra de grupos da cidade.


Serviço:

"Desver", instalação de Marcelo Borges e Ivana Cassuli

Museu da Imagem e do Som (Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro)

Abertura no dia 15 de outubro (terça-feira), às 18h, com apresentação de JR Ferreira e da banda Espelho.

Até fevereiro de 2025.

Entrada gratuita.


Crédito da foto: Marcelo Borges