Entre os meses de fevereiro e junho, acontece, no Solar dos Guimarães, a oficina gratuita Histórias Enraizadas: Uma formação de Textos Literários Infantojuvenil, destinada a adultos, em especial para professores do Ensino Fundamental II, com o objetivo de promover o contato com obras literárias das culturas dos povos originários e afro-brasileira.
Idealizado pela escritora curitibana, Lindsey Rocha Lagni, ministrante da oficina, o projeto oferece ferramentas para a análise e criação de textos literários para crianças e jovens, destacando sua importância artística e cultural. “Para que os participantes possam adentrar o universo literário em questão, serão apresentados livros cuidadosamente selecionados, em que a natureza, as histórias e os cenários são apresentados de forma artística – muitas vezes poética –, possibilitando que todos desenvolvam, a partir de análises e discussões, uma percepção apurada do que é um texto bem 'lapidado' e da responsabilidade que é beber em fontes como a cultura indígena e afro-brasileira”, afirma Lindsey.
A programação, realizada em dez encontros, conta com a participação de três convidados especiais, o professor Cacique Eloy Jacinto, a ilustradora Mari Ines Piekas e a atriz Natália Eloísa, proporcionando uma perspectiva rica e diversificada sobre as temáticas abordadas. O desenvolvimento da oficina integra leitura crítica, construção de narrativas e dinâmicas criativas. “Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a literatura infantojuvenil, explorando temas indígenas e afro-brasileiros por meio de atividades práticas, rodas de conversa e reflexões culturais”, explica a organizadora.
Os encontros vão abordar desde os fundamentos dessa literatura até a criação de personagens e narrativas, incluindo a relação entre texto e ilustração. A oficina enfatiza a simplicidade e poeticidade características desse gênero literário, promovendo uma experiência enriquecedora para os participantes. Lindsey vai explicar as diversas ramificações dessas temáticas, “pois o Brasil possui várias nações indígenas e uma riqueza cultural afro-brasileira que se estende por todo o país”. Os textos dos participantes poderão incluir, por exemplo, um personagem indígena enfrentando desafios urbanos ou um poema que une artefatos indígenas e instrumentos musicais africanos. “As possibilidades de criação são inúmeras, incluindo criações que não expressem diretamente elementos dessas culturas, mas que surjam do contato com elas”, completa.
As inscrições são gratuitas, sendo 30 vagas, destinadas principalmente para professores do Ensino Fundamental II, mulheres, pessoas pretas, PCD e LGBTQIAPN+, bem como cegos e pessoas com baixa visão. O projeto traz também a intérprete de Libras Elaine Moreira, em todas as aulas. Os interessados podem acessar o perfil do Instagram da produtora @pocoependulo, e preencher o formulário.
O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.
Serviço:
Oficina História Enraizadas
Solar dos Guimarães (Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco, entrada pelo Conservatório de MPB)
De 10 de fevereiro a 23 de junho.
Inscrições: https://forms.gle/LDNk5V88zhaGTMXs5
Informações: Instagram @pocoependulo
Crédito da foto: Enio Salgado

Redes Sociais