A cantora e compositora Thayana Barbosa encerra a temporada do projeto Toda Pele – Escola no Teatro neste sábado (22), às 20h, com um show gratuito no teatro José Maria Santos. Pensado cuidadosamente para dar a estudantes a oportunidade de vivenciar uma experiência completa de assistir a um show musical com todos os detalhes que uma produção profissional oferece, o projeto começou em 2024 e lotou os teatros Cleon Jacques e o Paiol em suas primeiras apresentações.
A artista considera levar a arte e cultura para dentro das escolas tão importante quanto levar a escola para dentro dos teatros. “Ir ao encontro da comunidade onde ela está permite oferecer essa experiência estética de ouvir os silêncios, perceber todos os detalhes que fazem um espetáculo acontecer”, acredita. “Vivemos momentos muito especiais com a participação da plateia nos shows que já aconteceram. O envolvimento dos estudantes, em especial, é sempre muito emocionante”, conta.
O repertório dos shows é calcado no segundo álbum de Thayana, Toda Pele, produzido e gravado durante a pandemia, cuja turnê vai percorrer o interior do Paraná em 2025. Com 12 faixas, dez compostas por Thayana, o disco oferece a sonoridade construída ao longo de 20 anos na pesquisa da diversidade rítmica e percussiva presentes nas culturas tradicionais de Norte a Sul do país, e que em seu trabalho autoral apresenta essas referências em diálogo com a música urbana brasileira.
“Sempre penso em como conseguir chegar a mais público, sair do circuito do convívio e levar mais longe. Já fiz projetos em terminais de ônibus, com banda toda e uma estrutura legal, e vi como é impactante”, destaca a cantora. “A gente acha que todo mundo vive este nosso cotidiano musical e artístico, mas na verdade ele é muito distante da maioria das pessoas”, completa ela, que estará com a banda completa no palco neste sábado.
Professora do Conservatório de MPB de Curitiba por 15 anos, neste projeto ela busca inspiração em sua própria infância de família humilde, cuja mãe, sem condições financeiras, levava os filhos ao teatro e esperava do lado de fora, já que não podia pagar mais ingressos. “Ela sabia o efeito que tinha na gente. E a gente pode gerar encantamento em qualquer etapa da vida das pessoas. Essa é minha missão enquanto artista e educadora, levar esse encantamento e proporcionar esse encontro”, revela.
O projeto Toda Pele – Escola no Teatro é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço:
Show Toda Pele, com Thayana Barbosa
Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco)
Dia 22 de março (sábado), às 20h.
Entrada franca: retirar ingressos uma hora antes ou no link https://pixta.me/u/thayana-barbosa-toda-pele-jose-maria-santos
Crédito da foto: Marcia Kohatsu

Redes Sociais