A Caixa Cultural Curitiba apresenta, até o dia de 20 de julho, o espetáculo infantil Bertoldo, Estudo Nº 1 ou O Tubarão que Queria Ser Gente, da companhia amazonense Buia Teatro. A montagem propõe uma metáfora divertida e profunda sobre poder, manipulação e ética, em sessões gratuitas para todas as idades.
Eleita uma das dez melhores peças infantis do ano pelo site especializado Pecinha e a Vovozinha, o espetáculo narra a história de um tubarão que, incentivado pelo enigmático Professor Ninguém, tenta ensinar peixinhos a nadar até sua própria boca. Do outro lado, o Professor Alguém e um peixinho esperto tentam impedir essa armadilha, criando uma trama envolvente e cheia de significados.
“Estamos muito felizes em retornar para Curitiba depois do sucesso da opereta Cabelos Arrepiados, no último ano. Voltamos à cidade com a nossa proposta de unir arte e pensamento crítico, beleza e provocação, em um teatro voltado para todas as idades e que dialoga com o presente, apostando na formação de plateias conscientes desde cedo”, afirma Tércio Silva, diretor do espetáculo e um dos fundadores da Buia Teatro.
Inspirado no conto "Se os Tubarões Fossem Homens", de Bertolt Brecht, o espetáculo combina dramaturgia de Christine Röhrig, direção de Tércio Silva e músicas originais compostas em parceria com o argentino Gustavo Kurlat. A encenação mistura palavras, canções, formas animadas e uma cenografia viva, com figurinos inspirados na obra do artista Arthur Bispo do Rosário, criando uma experiência visual e sensorial única.
Serviço:
Bertoldo, Estudo Nº 1 ou O Tubarão Que Queria Ser Gente
Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 Centro)
Até 20 de julho – primeira semana de sexta-feira a domingo; segunda semana de terça-feira a domingo.
Horário: sempre às 17h
Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30min antes de cada sessão.
Classificação indicativa: livre
Crédito da foto: Milena Aurea