De quarta (3) a domingo (7), a Cinemateca de Curitiba recebe a 8ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, um evento que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica de todo o país. A programação é inteiramente gratuita e reúne 42 produções de estudantes de Cinema de instituições de ensino superior de diferentes estados, como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba. A lista dos filmes participantes e a programação completa estão disponíveis no site do evento: www.metrouniversitario.com.br
As produções da nova edição do Metrô foram selecionadas por um grupo de profissionais do cinema, composto por: Gabriel Borges, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, curador, montador e diretor de cinema; Iury Peres Malucelli, curador, cineclubista , pesquisador e mestre em Cinema e Artes do Vídeo na Unespar; e Vitória Liz, estudante, pesquisadora de cinema e programadora da Semana do Audiovisual Negro de Pernambuco.
Os títulos são divididos em diferentes mostras: Competitiva, que tem como premiação o troféu Passagem, que representa a resistência do cinema independente; e Panorama, separada em Curtas e, pela primeira vez, Longas.
“As produções selecionadas se debruçam sobre o cinema e a universidade em sua perspectiva de formação, pesquisa, extensão e se inserem na tradição cinematográfica, desafiando e referenciando obras e nomes que vieram antes”, destaca Wellington Sari, um dos idealizadores, e também um dos diretores do festival. “Essa é a primeira vez que longas-metragens são selecionados para a Mostra Panorama. São três filmes com mais de 60 minutos de duração e realizados de forma totalmente independente, que apresentam parte das possibilidades de um cinema universitário que insiste em olhar para trás ‘antes de atravessar a rua’”, completa Christopher Faust, também diretor e idealizador do Metrô.
Abertura
O longa-metragem escolhido para abrir a 8ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro é Amigos de Risco (foto), que será apresentado nesta quarta-feira, às 19 horas, na Cinemateca de Curitiba, com a presença de seu diretor e roteirista, Daniel Bandeira, conhecido pela direção do premiado Propriedade (2022) e pela edição de alguns dos curtas de Kleber Mendonça Filho (diretor de longas como Bacurau e O Agente Secreto). A entrada é gratuita.
A produção pernambucana, de 2007, será exibida em versão restaurada. O filme traz Joca (Irandhir Santos), que após anos em fuga retorna a sua cidade. Para comemorar, uma noitada com os amigos Nelsão e Benito parecia ser a melhor escolha, porém a noite vira um pesadelo quando Joca passa mal e, sem dinheiro, transporte ou comunicação, os amigos precisam carregá-lo pela cidade deserta até o hospital mais próximo.
Metrô Lab
Além das exibições na Cinemateca, o Metrô também conta com um laboratório de consultoria para produções previamente selecionadas. Os projetos receberão consultorias durante o evento e serão apresentados publicamente no Pitching Aberto para todo o público de Curitiba, no sábado (6), às 17 horas.
A 8ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura de Curitiba, com incentivo do IOP – Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso.
Serviço:
8º Metrô – Festival do Cinema Universitário
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)
De 3 a 7 de setembro.
Evento gratuito.
Site oficial: www.metrouniversitario.com.br
Crédito da foto: Reprodução
Redes Sociais