O Museu Oscar Niemeyer (MON) fará, nesta quinta-feira (4), às 18h30, a última abertura de exposição de 2025: África, Expressões Artísticas de um Continente – Intersecções contemporâneas – Ano da França no Brasil, na Sala 4. Neste dia, o MON terá horário estendido de visitação, até as 20 horas, e entrada gratuita a partir das 18 horas. A mostra tem curadoria de Renato Araújo.
A mostra se renova no ano Brasil-França, que celebra dois séculos de relações diplomáticas entre os dois países. A nova edição é uma parceria do museu com a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) e o Instituto Tomie Ohtake, ambos de São Paulo, e propõe um intercâmbio cultural e artístico.
A exposição apresenta dois projetos distintos simultaneamente. O primeiro consiste na instalação de dois vídeos das artistas Josèfa Ntjam e Tuli Mekondjo, fortemente conectadas à questão da diáspora africana na França. A curadoria é de Nadine Hounkpatin, nascida no Benin e radicada na França há muitos anos.
O segundo projeto, com curadoria de Paulo Miyada e Ana Roman, aborda o tema Errâncias: Entre Brasil, França, África e Caribe, a partir de residências oferecidas pelo Instituto Édouard Glissant, na Martinica, a artistas do mundo todo. “A participação dos artistas brasileiros Rayana Rayo e José Eduardo Ferreira Santos resultou na criação de obras exibidas nesta exposição”, destacam os curadores.
Em sua terceira edição, a exposição África, Expressões Artísticas de um Continente consolida um longo e criterioso processo que culminou na chegada de uma das mais importantes e significativas coleções de arte africana ao Museu Oscar Niemeyer.
Serviço:
Exposição África, Expressões Artísticas de um Continente – Intersecções contemporâneas – Ano da França no Brasil
Museu Oscar Niemeyer – Sala 4 (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)
Abertura dia 4 de dezembro (quinta-feira), às 18h30. Horário estendido de funcionamento das 18h às 20h.
Entrada gratuita.
Crédito da foto: Divulgação

Redes Sociais