Exposição 50 Anos Design UFPR chega ao Memorial de Curitiba

 


Nesta segunda-feira (24), a exposição pelos 50 anos dos cursos de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR) chegou ao Largo da Ordem de uma forma inusitada. Ela foi levada a pé por estudantes e professores do Sesc Paço da Liberdade, onde estava, até o Memorial de Curitiba, onde permanece até 23 de dezembro. 

A ação faz referência a uma intervenção realizada há 20 anos no Design Museum, em Londres. Assim como na experiência britânica, a proposta foi de aproximar o design do cotidiano das pessoas. Os totens expositivos, feitos de material leve, percorreram um trajeto de cerca de 500 metros e chamaram a atenção de quem circulava pelo Centro Histórico.

A mostra no Memorial tem entrada gratuita e abre de terça-feira a domingo. Reúne trabalhos marcantes de 50 profissionais formados em Design de Produto e Design Gráfico pela UFPR. São projetos de acessibilidade, interiores, utensílios, moda, cenografia, embalagens, aplicativos, animações e outras criações que demonstram a abrangência e importância da área. 

Segundo o professor Naotake Fukushima, um dos responsáveis pela curadoria, a seleção dos projetos representa a diversidade da formação acadêmica ao longo das cinco décadas do curso. “Escolhemos a dedo, com muita dificuldade, esses 50 designers, variando faixas etárias, gêneros e categorias de produtos. Tem carro, calçado, sofá, cartaz, livro, identidade visual, ilustração e projetos para o setor público, tudo para mostrar às pessoas a ampla atuação do design”, destaca.

Entre os trabalhos expostos estão projetos desenvolvidos para a Prefeitura e para a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), como a identidade visual do Cine Passeio e as Tubotecas, que são minibibliotecas instaladas em estações-tubo do transporte público da cidade, criadas pelo Ippuc em parceria com a FCC e a Urbs.


Serviço:

Exposição 50 Anos Design UFPR

Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Até 23 de dezembro.

Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 15h

Entrada gratuita.


Crédito da foto: Luiz Pacheco/FCC