A 34ª edição do Festival de Curitiba, um dos maiores festivais de artes cênicas da América Latina, será realizada de 30 de março a 12 de abril de 2026, na capital paranaense e Região Metropolitana. Deverão participar mais de 300 espetáculos que compõem as diferentes mostras, eventos e atividades culturais do evento, que irão ocupar dezenas de teatros, espaços culturais, praças e ruas.
Segundo Fabíula Passini, diretora do festival, os preparativos já estão avançados, com alguns espetáculos já pré-selecionados pela curadoria, que é formada pelo quarto ano pela produtora, gestora cultural e pesquisadora Daniele Sampaio; a atriz, dramaturga e produtora Giovana Soar; e o professor de Filosofia, crítico e dramaturgo Patrick Pessoa. “Já estamos programando alguns dos espetáculos da Mostra Lucia Camargo com nossa equipe de curadores circulando o Brasil, assim como de toda a programação, com a abertura dos cadastros do Fringe, possíveis humoristas para o Risorama, as atrações do MishMash, as ações do Programa Guritiba e alguns dos chefs e restaurantes do Gastronomix. Queremos fazer da 34ª realização uma grande edição do Festival de Curitiba”, confirma.
O Fringe, conhecido por ser uma vitrine das artes cênicas no Brasil, já abriu as incrições para cadastros das companhias e dos grupos interessados em fazer parte da programação do 34º evento em 2026. Criada em 1998, a mostra reúne apresentações de diversas linguagens, como teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura e atividades formativas, e, desde 2023, é dividida em Espetáculos de Rua, Mostras e Circuito Independente.
Os formulários de cadastro já estão disponíveis e as propostas podem ser apresentadas no link https://fringe.com.br/cadastros-2026. É importante que os interessados leiam com atenção todos os itens do regulamento, que contém as informações imprescindíveis para a participação na mostra.
Na categoria Mostras, é necessário cinco atividades, com no mínimo quatro espetáculos, identificadas por um conceito ou tema que destaque trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisas semelhantes.
Em Espetáculos de Rua, as apresentações ocorrerão em logradouros públicos de Curitiba e Região Metropolitana, programados e produzidos pelo Fringe. A programação será concebida em blocos de quatro dias de apresentações. Vale lembrar que 80% dos integrantes dos grupos cadastrados devem possuir registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou sindicato da região, sendo avaliado também propostas de grupos pertencentes às instituições de ensino das artes cênicas, com comprovantes de matrículas.
Já em Circuito Independente, os interessados em participar com suas programações próprias em espaços culturais de Curitiba e Região, também terão que informar os dados sobre as atrações.
Para Rana Moscheta, coordenadora do Fringe, manter a pluralidade de linguagens e, principalmente, de regiões, é um dos objetivos da mostra do Festival de Curitiba. “Queremos alcançar diferentes grupos e produtoras para mantermos a diversidade de participações, atraindo propostas de todas as regiões do Brasil, seguindo o posicionamento de fazermos um ‘Festival para Todos’ e mantendo o objetivo central de ser um impulsionador de encontros, trocas, vivências e de experiências. A Rodada de Conexões, que já é um grande sucesso nas últimas duas edições, manterá a sua troca de contatos e intercâmbios entre companhias, curadores e programadores nacionais, assim como pitchs e visitas técnicas a grupos curitibanos”, revela.
Serviço:
34º Festival de Curitiba
De 30 de março a 12 de abril de 2026
Fringe 2026: inscrições abertas para cadastros de companhias, grupos e produtoras ou instituições artísticas independentes e de estudantes que queiram se apresentar dentro dos formatos Mostras, Espetáculos de Rua e Circuito Independente.
Cadastros: https://fringe.com.br/cadastros-2026
Crédito da foto: Bruno Tetto

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