Peça Gregor – Uma Odisseia Patética volta ao Teatro José Maria Santos

 


Depois da estreia em maio, o espetáculo Gregor – Uma odisseia Patética volta ao palco do Teatro José Maria Santos para uma nova temporada, entre os dias 13 e 16 de novembro, com sessões de quinta-feira a sábado, sempre às 20 horas, e no domingo, às 18 horas. Criada pela G2 Cia. de Dança Teatro Guaíra, a montagem combina humor, movimento e reflexão em uma narrativa poética e bem-humorada sobre o tempo e as escolhas da vida. Os ingressos já estão à venda pelo DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra.

A produção celebra os 25 anos da G2 Cia. de Dança, grupo master de bailarinos do Centro Cultural Teatro Guaíra, e tem direção e dramaturgia de Andrei Moscheto, do grupo Antropofocus. Na montagem, o grupo se aventura pela primeira vez no universo da comédia, transformando o movimento em riso — e também em uma jornada de reflexões sobre o tempo, as escolhas e a urgência de viver.“É sempre uma honra voltar em cartaz com um espetáculo, porque significa que ele ressoou de alguma forma no público. Isso nos deixa muito felizes, ainda mais em um ano especial, em que o G2 está celebrando 25 anos de existência”, comenta Moscheto.

No palco, Gregor enfrenta um cotidiano marcado pela repetição e opressão, enquanto mantém vivo o sonho de conquistar o amor de sua vida, ainda que a rotina insista em corroer seus dias. As referências vão do cartunista argentino Quino ao humor gestual do trio espanhol Tricicle, passando pelo cinema clássico e pelas reflexões existenciais de Franz Kafka. “O riso também tem essa possibilidade de trazer o poético da vida. Grandes comediantes já usaram essa estratégia no passado, e ficamos muito felizes em saber que pessoas saíram do teatro querendo colocar em prática a mensagem contida na peça: aproveite melhor a sua vida”, reflete o diretor.

Com a linguagem híbrida e a estética irreverente que marcam a trajetória da companhia, Gregor – Uma odisseia Patética foi construída de forma colaborativa entre intérpretes e direção. “Voltamos não apenas com o desejo de manter o que foi criado artisticamente para as apresentações de maio, mas também pensando no que gostaríamos de alterar e renovar para novembro, mantendo o frescor artístico dentro da equipe e compartilhando esse encantamento com o público”, diz Moscheto.

A equipe artística conta com trilha sonora e sonoplastia de Enzo Veiga, cenografia de Gabrielle Windmüller, com assistência de Su Monteiro, figurinos de Cris Rosa, adereços de Fer Bueno, iluminação de Nathan Gabriel e assistência de direção de Vitor Berti. No elenco estão Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani.


Serviço:

Gregor – Uma Odisseia Patética

Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco)

De 13 a 16 de novembro; quinta-feira a sábado, sempre às 20h; domingo, às 18h.

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), à venda em www.diskingressos.com.br/grupo/2792/2025-11-16/pr/curitiba/gregor-uma-odisseia-patetica e na bilheteria do Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/nº – Centro)

Classificação indicativa: 12 anos


Crédito da foto: Vitor Dias