O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões inaugura na nesta terça-feira (27), às 19 horas, a exposição Levarei Saudades da Aurora, projeto individual do artista visual Alexandre Frangioni, sob curadoria de Sylvia Werneck. A mostra reúne 18 obras produzidas entre 2017 e 2021, em diversas linguagens, técnicas e materiais, caracterizadas por um acabamento que remete à produção industrial. A entrada é gratuita.
As obras selecionadas abordam memória, afetos e contradições entre valores e ações, propondo um diálogo direto com o público a partir de elementos reconhecíveis do cotidiano. O propósito é estimular reflexões sobre a relação entre arte contemporânea e as individualidades sociais. Os materiais utilizados assumem papel narrativo, ampliando o sentido e a profundidade das peças.
O título da mostra, que ficará em cartaz até 6 de março, faz referência à canção “Na Cadência do Samba”, composta por Ataulfo Alves e Paulo Gesta em 1962. A música aborda a inevitabilidade da morte e a preocupação com a reputação que se deixa após a partida, tema frequente nas obras de Frangioni.
“Por lidarem com questões imbricadas na realidade coletiva, os trabalhos de Frangioni são desenvolvidos a partir de elementos facilmente reconhecíveis nas sociedades ocidentais, especialmente a brasileira”, diz a curadora Sylvia Werneck. “Ao se reconhecer nas questões abordadas, o espectador é convidado a uma apreciação para além da materialidade das obras. Entram em campo reflexões sobre nossa conduta e nossa responsabilidade para com as sociedades que construímos, o mundo que deixaremos para os que vierem depois de nós”, completa.
Serviço:
Exposição Levarei Saudades da Aurora, de Alexandre Frangioni
Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória)
Abertura dia 27 de janeiro (terça-feira), às 19h. Até 6 de março.
Visitação: terça a sexta-feira, das 13h às 18h.
Entrada gratuita.
Crédito da foto: Divulgação BRDE

Redes Sociais