A Fonoteca da Música Paranaense realiza, desta quinta-feira (15) até sábado (17), a série de debates Memória, Acervo e Cena Musical. O evento, que ocorre no Irie Bar, sempre às 16 horas, é aberto ao público, com entrada gratuita. A iniciativa visa discutir a preservação do patrimônio sonoro em três eixos: a gestão institucional de acervos, os processos técnicos de digitalização e o papel fundamental da cena local e da crítica cultural.
Confira a programação completa:
Quinta-feira: Fonoteca – Institucional, Projetos e Planos. Foco: apresentação da instituição, seus planos de gestão, inovação e projetos futuros para a salvaguarda do patrimônio sonoro. Participantes: Rodrigo Amaral, Luiz Roberto Romano e Tiago Rangel (equipe da Fonoteca).
Sexta-feira: Digitalização e Acervo. Foco: detalhamento do projeto de digitalização do acervo histórico da Fonoteca da Música Paranaense e conversa sobre a cena musical local. Participantes: Matheus Moro, Getúlio Guerra, Adriane Perin, Rogério Franzini e representantes da diretoria da Fonoteca.
Sábado: Cena Local, Preservação e Divulgação. Foco: debate sobre a dinâmica da cena musical local e paranaense, a importância crítica da preservação dessa memória e o papel da mídia especializada na sua divulgação. Participantes: Abonico Smith, Manoel J. de Souza Neto e convidados.
A Fonoteca da Música Paranaense, originada do Musin – Museu do Som Independente (reconhecido pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus), reúne o maior e mais completo acervo sobre a música do Paraná, com cerca de 400 mil documentos, incluindo arquivos digitais, fichas de músicos, cartazes, publicações, reportagens e mídias físicas (entre elas, aproximadamente 4 mil CDs, LPs, fitas cassete e compactos.).
Fundada por Manoel J. de Souza Neto em 1989, a iniciativa tem contribuído para centenas de pesquisas e publicações acadêmicas e, atualmente, constitui-se como uma associação, ampliando seu papel na preservação e difusão da memória da música paranaense.
Serviço:
Série de debates Memória, Acervo e Cena Musical
Espaço Irie (Al. Prudente de Moraes, 1.282 – Centro)
De 15 a 17 de janeiro (quinta-feira a sábado), sempre às 16h.
Classificação Indicativa: livre
Entrada gratuita.
Crédito da foto: Divulgação

Redes Sociais