A sitarista e compositora Anoushka Shankar fará sua primeira turnê no Brasil em março. A apresentação em Curitiba está marcada para o dia 21 de março, na Ópera de Arame, dentro da programação do Curitiba Jazz Festival. Os ingressos já estão à venda pela platafora Meaple. Os shows também acontecem em Porto Alegre (22/3) e São Paulo (25/3).
A artista britânica-indiana é um dos destaques da música contemporânea global, com 14 indicações ao Grammy e trilhas sonoras premiadas. A turnê brasileira marca um momento simbólico da carreira da artista, que celebra três décadas de apresentações desde sua estreia aos 13 anos. DiscÃpula de seu pai, Pandit Ravi Shankar, ela cresceu aprendendo não apenas a tradição transmitida por gerações, mas também a liberdade de improvisação que marcaria sua identidade artÃstica. Anoushka também é irmã da cantora Norah Jones, com quem já colaborou e divide a herança musical de uma das famÃlias mais importantes da música indiana no cenário global.
Seu currÃculo inclui conquistas raras: foi a mais jovem e a primeira mulher a receber o British House of Commons Shield; é autora indicada ao Prêmio Ivor Novello; recebeu tÃtulo honorário da Royal Academy of Music; e tornou-se a primeira musicista indiana a se apresentar ao vivo e atuar como apresentadora no Grammy Awards, além de ser a primeira mulher indiana indicada. Em 2024, recebeu um Doutorado Honorário em Música pela Universidade de Oxford.
“A vinda de Anoushka Shankar ao Brasil é um marco para a música instrumental e para o público que acompanha artistas que transcendem fronteiras culturais”, destaca Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento, uma das realizadoras da turnê. “Escolhemos Curitiba, Porto Alegre e São Paulo por serem capitais com cenas musicais vibrantes e público aberto a experiências artÃsticas profundas. Trazer uma artista desse porte, em sua primeira passagem pelo paÃs, reforça nosso compromisso em conectar o Brasil à s potências criativas do mundo”, ressalta Lucas Rodrigues, diretor da Goat Entertainment.
Com uma lista extensa de colaborações – de Herbie Hancock, Patti Smith e Sting a Joshua Bell, Arooj Aftab, M.I.A. e Norah Jones –, Anoushka se destaca por sua capacidade de romper rótulos e criar pontes culturais. Sua versatilidade foi construÃda em apresentações que vão de cafés de jazz a festivais para 40 mil pessoas, além das principais salas de concerto do mundo. Seu trabalho mais recente, Chapter III: We Return to Light, encerra uma trilogia de mini álbuns aclamada pela crÃtica.
Serviço:
Anoushka Shankar no Curitiba Jazz Sessions
Ópera de Arame (Rua João Gava, 920 – Abranches)
Dia 21 de março, a partir das 19h (abertura do teatro).
Ingressos: a partir de R$ 220, Ã venda em https://meaple.com.br/curitibajazzsessions/anoushka-shankar-curitiba
Crédito da foto: Anushka Menon

Redes Sociais