A Caixa Cultural apresenta, nesta terça-feira (1º/10), às 20 horas, Didu Nogueira. Filho da cantora e compositora Gisa Nogueira, ele é sobrinho do sambista João Nogueira e primo de Diogo Nogueira. Reconhecido como intérprete de samba, o músico é de uma linhagem das mais tradicionais do principal gênero musical brasileiro. O repertório do show vai mesclar faixas de seus dois discos: Identidade (2018) e Nascidos no Subúrbio (2021).
Didu confirma que esta é a primeira vez que vem a Curitiba para mostrar seu trabalho solo e, além de seus sambas autorais, promete um passeio musical pelas obras dos compositores que influenciaram sua carreira. “A ideia é levar ao palco um repertório com sambas dos dois discos que eu já lancei e, é claro, algumas surpresas musicais que estou preparando especialmente para o público de Curitiba”, destaca. No palco, ele será acompanhado por sua banda, que conta com Wanderson Martins (cavaquinho, arranjos e direção musical) e Gabriel de Aquino (violão), além da percussão de Thiaguinho Castro e Felippe Donguinha (bisneto do Mestre Donga).
Nome reconhecido no meio da MPB como intérprete de samba e grande incentivador do samba de raiz, Didu Nogueira é um participante ativo de diversos projetos e eventos voltados à cultura musical. Respeitado produtor musical e apresentador, gravou seu primeiro CD Identidade em 2018, no qual interpreta, além de uma canção sua em parceria com Jorge Simas, diversos nomes consagrados como Paulo César Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Angelo, Moyseis Marques, Mauro Duarte e Leci Brandão, entre outros. Em comemoração aos 80 anos de seu tio João Nogueira, em novembro de 2021, grava e lança com Jorge Simas o CD Nascidos no Subúrbio, com 15 faixas do lado menos conhecido de João, além de cinco músicas até então inéditas.
A volta do projeto Samba de Bamba a Curitiba está sendo um sucesso. O curador e coordenador-geral do projeto, Rodrigo Browne, conta que, até dezembro, vai promover uma série de oito shows com artistas de várias cidades. Eles chegam na Caixa Cultural de Curitiba acompanhados por seus músicos, com a proposta de apresentar o que se convencionou chamar de "samba de raiz", mas que, na verdade, trata-se do samba tradicional sem imposições comerciais do mercado. As próximas atrações são o cantor carioca Alfredo Del-Penho, no dia 12 de novembro, e a sambista brasiliense Janine Mathias, no dia 10 de dezembro.
Serviço:
Samba de Bamba – Didu Nogueira
Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Dia 1º de outubro (terça-feira), às 20h.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada – conforme legislação e clientes Caixa), à venda na bilheteria (terça-feira a sábado, das 10h à s 20h; domingo das 10h à s 19h) ou em bileto.sympla.com.br/event/98579/d/279650/s/1912646
Classificação indicativa: livre
Informações: @caixaculturalcuritiba, (41) 4501-8722
Crédito da foto: Pat Duarte
Redes Sociais