A gastronomia, assim como a arte, se alimenta da experiência sensorial e da história pessoal de quem a vivencia. Nessa fusão entre memória, sabor e descoberta, a jornalista Jussara Voss lança, nesta terça-feira (8), às 19 horas, na Livraria Telaranha, o livro Juro que Comi, uma obra que vai além da crônica e mergulha profundamente na cultura e na evolução da gastronomia mundial recente.
Juro que Comi traz a resenha de mais de cem restaurantes visitados em 15 países e é, ao mesmo tempo, uma autobiografia delicada e um guia envolvente de viagem gastronômica. A publicação tem prefácio do renomado crítico gastronômico Josimar Mello, posfácio de Rosa Moraes, além de orelha assinada por João Grinspum Ferraz. Destaca, também, ilustrações exclusivas de Raro de Oliveira. O leitor vai encontrar uma narrativa reflexiva e sensorial sobre a comida como um elo entre culturas, pessoas e o prazer universal de comer.
Jussara Voss é uma mulher de múltiplas paixões e caminhos. Economista de formação, encontrou na comunicação e no jornalismo sua verdadeira vocação, com incursões anteriores no mundo da moda e da produção cultural. Foi no universo gastronômico, contudo, que ela encontrou sua maior inspiração e prazer. Em 2007, ao criar um blog de gastronomia, sua vida se transformou em uma busca incansável por restaurantes ao redor do mundo, frequentando congressos e eventos especializados para contar, com detalhes, as experiências que viveu à mesa.
A jornalista, que também assinou colunas em revistas e jornais, como a Revista Ideias e o caderno Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, compartilha em Juro que Comi suas aventuras e memórias de viagens gastronômicas, ela conduz o leitor por duas décadas de mudanças no cenário gastronômico mundial. A obra aborda a revolução culinária liderada pelo restaurante elBulli e o movimento de vanguarda espanhol, além da ascensão da Nova Cozinha Nórdica e a crescente relevância dos rankings gastronômicos e premiações.
Por trás das crônicas de refeições memoráveis, há uma análise cuidadosa sobre o impacto da globalização, das redes sociais e até da pandemia no setor de alimentação. Jussara reflete sobre as novas demandas dos consumidores por uma culinária saudável, sustentável e acessível, como demonstrado pela sua admiração pelo chef Alain Ducasse e seu restaurante au naturel, que promoveu uma alimentação baseada em princípios de sustentabilidade e simplicidade.
Juro que Comi é, sobretudo, um relato íntimo, sutil e delicado. A autora se abre ao compartilhar seu olhar único e a história pessoal que acompanha suas narrativas, revelando o papel da comida na construção de sua própria identidade. Por meio de uma prosa direta e envolvente, Jussara apresenta o mundo pelos seus olhos, nariz e boca, evocando o prazer e a emoção que cada refeição lhe proporcionou. Como ela mesma diz, sua jornada é uma coreografia de coragem e emoção, na busca por sabor e sentido.
Serviço:
Lançamento do livro Juro que Comi, de Jussara Voss
Livraria, Café e Editora Telaranha (Rua Ébano Pereira, 269 – Centro)
Dia 8 de outubro (terça-feira), às 19h.
Crédito da foto: Divulgação

Redes Sociais