Quem é apaixonado por livros e leitura e acredita na importância da economia circular, pode dar uma nova vida às obras paradas que tem em casa. Essa é a proposta do projeto #CirculeUmLivro que, em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, vai promover uma grande troca literária em plena Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba.
Em sua 3ª edição, o #CirculeUmLivro é uma iniciativa da Indústria Brasileiras de Árvores (Ibá). No Paraná, a ação é coordenada pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), com o apoio da Embrapa Florestas, do Grupo Marista, da Academia Paranaense de Letras (APL) e da Biblioteca Pública do Paraná.
O evento será realizado em abril, mas já é possível contribuir desde agora, ajudando a enriquecer o acervo e a proporcionar novas leituras a mais pessoas. Há pontos de arrecadação dispostos na APRE, Academia Paranaense de Letras e em vários locais da Universidade Federal do Paraná (Campus Botânico, Centro Politécnico, Reitoria e Prédio Histórico).
“Além de promover o hábito da leitura e a economia circular, o #CirculeUmLivro também traz para o debate a importância das florestas plantadas ao fornecerem uma matéria-prima renovável, de baixo impacto ambiental, utilizada na produção de diversos produtos sustentáveis, incluindo o papel dos livros", destaca Fábio Brun, presidente da APRE. "Em consonância com os propósitos da APRE e das empresas florestais, o projeto mostra o papel fundamental do segmento florestal em defesa da sustentabilidade ambiental e social", completa.
A abertura oficial da campanha será no dia 22 de abril, na sede da Academia Paranaense de Letras.
Ação nacional
O #CirculeUmLivro não se trata apenas de uma ação local, mas sim nacional. Durante todo o mês de abril, outras cidades do país também estarão com pontos para troca de livros e atividades culturais de graça para todas as idades.
Além de Curitiba, as cidades de São Paulo (SP), Vitória (ES) e Salvador (BA) também convidarão as pessoas a refletirem sobre a importância da leitura e a sustentabilidade do papel – que é produzido a partir de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para esse fim, comumente em áreas antes degradadas. Na esfera nacional, o projeto é encabeçado pela Ibá.
Serviço:
Pontos de arrecadação do #CirculeUmLivro:
Academia Paranaense de Letras
Palácio Belvedere (Praça João Cândido – São Francisco)
Entre os dias 28 de março e 16 de abril, de terça a sexta-feira, das 11h30 às 18h30; sábado e domingo, das 9h às 15h.
Universidade Federal do Paraná
Campus Botânico – Prédios Cifloma, Sociais Aplicadas, Enfermagem e Odontologia (Av. Prefeito Lothário Meissner, 623 – Jardim Botânico)
Campus Politécnico – Prédios Ciências Biológicas e Química (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas)
Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299 – Centro)
Prédio Histórico (Praça Santos Andrade, 50 – Centro)
Até o dia 16 de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal
Al. Dr. Muricy, 474 – sala 51 – Centro
Entre os dias 28 de março e 16 de abril, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 17h; sexta-feira, das 8h30 às 16h.
Crédito da foto: Divulgação APRE

Redes Sociais