O projeto cênico musical O Jazz da Vero, da artista curitibana Verônica Melhem, estreia neste sábado (2), às 17 horas, no Paço da Liberdade. A apresentação gratuita, que terá a abertura da banda local Dai BT, marca uma nova fase da carreira da cantora e performance, que assina artisticamente Vero. Ela faz parte de uma nova geração de artistas autorais de Curitiba e tem nos elementos cênicos que leva para o palco um dos diferenciais de seu trabalho musical.
Até outubro, Vero apresentará ainda mais cinco shows musicais em diferentes locais da capital com banda completa – formada por Adriah (guitarra), André Collini (teclado), Lilo Oro (bateria), Rodrigo Marques (baixo) e as backing vocals Baeni e Luísa Teles. Ela ainda traz para perto outros jovens parceiros, boa parte dos quais já estiveram ao seu lado no Coro Cênico de Curitiba, grupo que a lançou artisticamente.
A abertura dos próximas apresentações terá como convidados as bandas locais Disk Mandy (4/9, no Macro Bar e Pista), Galhos Secos (13/9, no Macro Bar e Pista ), Vicenzo e os Jaguaras (17/9, no Dizzy Café Concerto), Siricuticos (3/10, no Wonka Bar) e Ton Black (18/10, no Teatro Cleon Jacques). Todos os eventos terão tradução em LIBRAS, e uma apresentação de abertura de uma banda local.
Com dramaturgia, roteiro, direção cênica, iluminação, O Jazz da Vero é a afirmação da artista, que agora assina toda a criação e tem ao seu lado profissionais parceiros que também fazem parte de sua caminhada profissional, que já tem uma década. “É um espetáculo itinerante que percorre as ruas de Curitiba. É camarim aberto, um palco em trânsito, que muda de endereço mas carrega sua alma no bolso. A cada parada, um ritual íntimo: a costura entre as músicas nos convida a despir certezas, compartilhar delírios, em um desafio coletivo e individual. É jazz que se desdobra em cena. É música autoral viva em palco”, revela sobre os shows, que terão toda a estrutura de cenário adaptadas para cada local de apresentação. “Brinco que abro as portas do meu camarim, e que é um projeto com gostinho de turnê”, completa.
Com direção musical de lucasbin, o repertório explora timbres e sonoridades do jazz, sem abrir mão da estética contemporânea de suas gravações. Para complementar e elevar sua música, a artista conta com direção cênica de Léo Moita, direção de arte de Luísa Teles e iluminação de Raul Freitas, para construir uma ambientação visual marcante. O projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. O incentivo é da Imobiliária 2000 e Baggio Imóveis.
Serviço:
O Jazz da Vero
Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro)
Dia 2 de agosto (sábado), às 17h.
Entrada gratuita.
Crédito da foto: Luciana Moreira