O psicanalista Léo Cardon lança seu primeiro livro solo, Heresias Lacanianas, neste sábado (16), às 9h30, na tradicional Livraria do Chain, no Centro. A obra reúne textos técnicos sobre práticas clínicas da psicanálise voltadas à tratamentos de saúde mental para adolescentes e adultos, elaboradas ao longo de 50 anos, durante períodos em que morou em Paris, Buenos Aires e Curitiba.
Publicada pela Contravento Editorial, a obra conecta dois universos complexos: Jacques Lacan, psicanalista francês, e James Joyce, considerado um dos maiores romancistas do século 20. Com erudição, criatividade e alma investigadora, Cardon mergulha na obra desses dois gigantes para extrair reflexões preciosas.
Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cardon teve formação psicanalítica pela Asociación Psicoanalítica Argentina, entre os anos de 1977 e 1981. É membro da Asociación Psicoanalítica Internacional desde 1981, fundador e ex-chefe do Serviço de Psicopatologia do Hospital de Clínicas da UFPR e membro do programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), projeto lançado em 2004 e mantido pelos Amigos do HC, desde 2016.
Como psicanalista no Dedica, Cardon atua ao lado da dra. Luci Pfeiffer, médica pediatra e coordenadora do programa. “No Dedica, a psicanálise atua como uma linha de trabalho paralelo à atividades transdisciplinares, ou seja, cada profissional está alinhado com outras disciplinas para que o tratamento seja efetivo. É uma linha de trabalho que tem uma indicação clara no caso de crianças e adolescentes que passaram por violência grave ou gravíssima”, afirma o médico e escritor.
Serviço:
Lançamento do livro Heresias Lacanianas, de Léo Cardon
Livraria do Chaim (Rua Gen. Carneiro, 441 – Centro)
Dia 16 de agosto (sábado), às 9h30.
Crédito da foto: Murilo Prestes
Redes Sociais