Nesta quinta-feira (11), à s 19h30, a Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento recebe o recital Cosmografias, da artista interdisciplinar e escritora Cristiane Bouger, como parte da programação do Festival da Palavra, que segue até domingo (14), sob curadoria de Luci Collin. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso a partir das 18h30.
Bouger apresentará uma seleção de poemas de seu livro Cosmografias, lançado em 2024 pela Umwelt Art & Publishing. A performance terá acompanhamento musical de Fábio Abu-Jamra (guitarra), MaurÃcio Fietz (cello) e Igor Loureiro (contrabaixo acústico), com arranjos de Eric Wharton. O repertório, escolhido pela autora, mistura influências de jazz, rock e folk, criando atmosferas que dialogam com os temas do livro. Com duração aproximada de 35 minutos, a apresentação será seguida de uma conversa entre a autora e o poeta Ricardo Corona, editor da Medusa.
O recital já percorreu palcos importantes, como o Kerouac Festival – 9th New York edition, o Bowery Poetry Club, o Consulado-Geral do Brasil de Nova York e a Brazilian Library of New York. No Brasil, fez parte dos lançamentos do livro em São Paulo (Livraria da Vila) e Curitiba (Livraria Telaranha). “Ter este trabalho acolhido pelo Festival da Palavra na Casa Hoffmann me faz celebrar uma série de conexões com os meus anos formativos na cidade, por meio de pessoas que me proporcionaram ensinamentos e oportunidades que ampliaram o meu olhar para o mundo. Curitiba tem uma cena literária pulsante e potente. É uma alegria, uma honra e uma responsabilidade poder movimentar as pessoas, trazendo-as ao encontro da evocação da palavra e da potencialidade expressiva do nosso idioma”, destaca Cristiane.
Além do recital, o Festival da Palavra também apresenta um poema visual inspirado em Cosmografias, criado pela artista visual e muralista Cris Pagnoncelli, referência nas artes urbanas, com obras produzidas no Brasil e no exterior. O evento é organizado pela Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.
Cristiane Bouger é artista interdisciplinar e escritora, com trabalhos em teatro, performance, videoperformance, poesia visual e videoinstalação. Ela fez parte do primeiro grupo de artistas residentes da Casa Hoffmann (2003) e integrou o Conselho Editorial da revista Relâche – a revista eletrônica da Casa Hoffmann (2004).
Ao longo de sua carreira dedicada à criação autoral, realizou trabalhos no Brasil, nos Estados Unidos, na Espanha, na Romênia, na Itália, no Chile e na BolÃvia, e desenvolveu pesquisas independentes na República Tcheca, no Japão, em Israel e na Inglaterra.
Serviço:
Recital Cosmografias, com Cristiane Bouger
Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)
Dia 11 de setembro (quinta-feira), Ã s 19h30.
Entrada gratuita, com retirada de ingressos no local a partir das 18h30.
Crédito da foto: Divulgação
Redes Sociais