Orquestra Didática inicia nova temporada no Teatro Cleon Jacques

 



A Orquestra Didática retorna a Curitiba depois de dois anos para uma nova temporada que tem início nesta terça-feira (16) no Teatro Cleon Jacques, no Parque São Lourenço. Serão três semanas de apresentações, até 5 de outubro, sempre de terça-feira a domingo, com entrada gratuita. 

No palco, uma instalação artística apresenta, de forma inovadora e acessível, o funcionamento de uma orquestra sinfônica. Por meio de TVs e caixas acústicas de alta fidelidade, o público pode ouvir separadamente o som de cada instrumento enquanto acompanha conteúdos didáticos nas telas. Além da Sinfonia nº 3, de Ludwig van Beethoven, conhecida como Eroica, a temporada também contará com uma música de Brahms. 

Esta será a maior edição da Orquestra Didática já realizada. Pela primeira vez, a instalação ocupará uma sala ampla, no Teatro Cleon Jacques, na qual os monitores estarão dispostos em formato oval, projetando o som em alta intensidade. O objetivo é ampliar a percepção sensorial do público sobre cada instrumento, tal como previsto no projeto original.

A iniciativa teve sua estreia em 2023, em Curitiba, passando também por cidades paranaenses e catarinenses. Nesta trajetória, já recebeu mais de 15 mil visitantes, entre estudantes, professores, turistas, músicos e famílias interessadas em conhecer a música orquestrada de uma forma diferenciada e envolvente.

Idealizada por Samuel Ferrari Lago e Rodrigo Barros Del Rei, a Orquestra Didática é uma realização da Mediacaos com apoio do Iaosp – Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná. A dupla é responsável pelo Radiocaos, programa cultural que iniciou no rádio e está há 28 anos no ar, com atividades que ultrapassaram a esfera radiofônica para se tornar uma central de disseminação de arte, cultura e memória. “Ao ouvirmos uma sinfonia como a Eroica, de Beethoven, temos a ideia da música como um todo. Por meio desta instalação, é possível perceber não só a sonoridade, mas a importância de cada instrumento”, destaca Samuel.

Para Rodrigo Barros Del Rei, o projeto proporciona uma ponte entre o universo da música clássica e o público amplo. “A Eroica de Beethoven é uma obra bastante popular, o que contribui para uma aproximação com pessoas de todas as idades. Em outras cidades, vimos crianças interagindo com entusiasmo e descobrindo a beleza de cada instrumento”, comenta.

Os conteúdos exibidos nos monitores de TV da Orquestra Didática foram desenvolvidos pela professora Liana Justus, mestre em História pela UFPR e especialista em História da Música. “Os conteúdos que desenvolvi estão voltados para levar conhecimento sobre todos os instrumentos de uma orquestra. Isso enriquece a escuta e a sensibilidade musical”, afirma ela, que tem quase 30 anos de experiência em formação de plateia e é autora de 11 livros sobre música, dois deles finalistas do Prêmio Jabuti.


Serviço:

Orquestra Didática

Teatro Cleon Jacques (Rua Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço)

De 16 de setembro a 5 de outubro, de terça-feira a domingo

Horários: das 10h às 12h e das 12h30 às 17h30

Informações e agendamento de grupos: (41) 98882-1853

Entrada gratuita.


Crédito da foto: Divulgação