A partir desta quinta-feira (30/10), as noites do Cine Passeio serão movimentadas pela Mostra Kleber Mendonça Filho, um preparativo para o lançamento do novo longa-metragem do diretor pernambucano, O Agente Secreto, que estreia oficialmente no Brasil no dia 6 novembro. A mostra vai até 5 de novembro, com exceção da segunda-feira (3/11), quando o cinema não abre. Todas as sessões iniciam às 19h10 e os ingressos estão disponíveis para compra na plataforma Ingresso.com.
A carreira do cineasta brasileiro será celebrada em Curitiba com seis dias de retrospectiva, desde seus curtas-metragens – Vinil Verde, Eletrodoméstica, Recife Frio e Noite de Sexta, Manhã de Sábado – até os longas prestigiados Crítico, O Som ao Redor, Aquarius, Bacurau e Relatos Fantasmas.
Em setembro, o Cine Passeio foi uma das três salas de cinema do Brasil que exibiu O Agente Secreto com exclusividade, antes da estreia oficial. O longa foi escolhido pela Academia Brasileira de Artes Cinematográficas para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na próxima premiação do Oscar.
Kleber Mendonça Filho nasceu no Recife (PE) e iniciou no mundo do cinema como crítico e programador, sendo responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em sua cidade natal. Nos anos 1990, passou a produzir curtas-metragens que retratam a vida urbana, as relações de classe e a memória. Ele dirigiu seu primeiro longa-metragem em 2008 e, desde então, consolidou-se como um importante cineasta brasileiro, com produções reconhecidas internacionalmente. Neste ano, foi premiado no Festival de Cannes como melhor diretor por O Agente Secreto. No mesmo evento, o filme também recebeu os prêmios melhor ator para Wagner Moura e melhor filme pela crítica.
Serviço:
Mostra Kleber Mendonça Filho
Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
De 30 de outubro a 5 de novembro (menos segunda-feira), sempre às 19h10.
Ingressos disponíveis no site Ingresso.com e na bilheteria do cinema.
Programação
Quinta-feira (30)
Curtas-metragens
Vinil Verde – Na cidade do Recife, uma menina ganha da mãe uma caixa cheia de discos de vinil coloridos. Ao entregar o presente, a mãe diz que ela pode escutar todos os discos, exceto o vinil verde, o que desperta sua curiosidade.
Eletrodoméstica – Nos anos 1990, uma família pernambucana vive em uma casa cheia de eletrodomésticos. Quando uma televisão de 29 polegadas chega à casa, a mãe se ocupa com tarefas corriqueiras, aguardando o fim do ciclo da máquina de lavar.
Noite de Sexta, Manhã de Sábado – Após uma festa na noite de sexta, um homem vai a uma loja de conveniências e liga para uma mulher. Entre a madrugada recifense e uma manhã na Ucrânia, os dois sustentam a relação em uma conversa de telefone.
Longa-metragem
Crítico – O documentário entrevista cerca de 70 críticos e cineastas, no Brasil e no exterior, discutindo o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. Trata-se de uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado e que luta para permanecer humana.
Sexta-Feira (31)
O Som ao Redor – A vida em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda com a presença de uma milícia. Alguns comemoram a segurança particular, outros passam por momentos de tensão. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho.
Sábado (1/11)
Aquarius – Aos 65 anos, jornalista aposentada e viúva, Clara mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Uma construtora interessada em fazer um novo edifício comprou todos os outros apartamentos. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vender o seu, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.
Domingo (2/11)
Bacurau – Os moradores de um pequeno povoado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, o abastecimento de água é cortado, drones começam a cruzar os céus e estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Sob ameaça de um inimigo desconhecido, Bacurau se prepara para uma luta pela sobrevivência.
Terça-feira (4/11)
Vinil Verde, Eletrodoméstica, Noite de Sexta, Manhã de Sábado
Recife Frio – Nos trópicos do país, onde as temperaturas costumam ser elevadas, a cidade do Recife sofre com uma queda brusca de temperatura devido a uma mudança climática, fazendo com que os habitantes tenham que se adaptar.
Quarta-Feira (5/11)
Recife Frio
Retratos Fantasmas – A história do Recife é contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. O documentário é ambientado no centro da cidade durante o século 20, e segue o ponto de vista da janela da casa do diretor, onde morou por vários anos.
Crédito da foto: Divulgação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
%2013.26.45_d5f81e2a.jpg) 
 
Redes Sociais