20ª edição do Festival de Cinema Italiano destaca programação gratuita no streaming

 



A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano chegou ao Brasil nesta quarta-feira (29) celebrando duas décadas de exibição e difusão da cinematografia italiana. O evento reúne uma seleção especial que mescla 12 estreias inéditas no Brasil e uma retrospectiva de 12 obras clássicas fundamentais, oferecendo ao público um panorama abrangente da riqueza e da diversidade do cinema da Itália. 

O festival segue até 29 de novembro, com programação híbrida, disponível para streaming gratuito no endereço https://festivalcinemaitaliano.com/ e também em cinemas e espaços culturais de mais de 90 cidades brasileiras. O projeto é organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam, em colaboração com a Embaixada da Itália e Ministério da Cultura.

Na Seção Inéditos, o público terá oportunidade de ver algumas das produções mais aguardadas do cinema italiano contemporâneo. Entre os destaques, estão: L’Abbaglio (A Ilusão), de Roberto Andò, com Tony Servillo, aborda as estratégias militares atribuídas a Giuseppe Garibaldi e o contexto histórico da campanha de 1860; Hey Joe, de Claudio Giovannesi, estrelado por James Franco, sobre o reencontro dramático entre um veterano americano e o filho que nunca conheceu; o road movie Le Città di Pianura (A Última Rodada), de Francesco Sossai, selecionado na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2025; e Napoli-New York (De Nápoles a New York, foto), novo filme de Gabriele Salvatores, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1992 por Mediterrâneo.

Já a Seção Retrospectiva homenageia os grandes maestros do cinema italiano, trazendo de volta obras que marcaram a história da sétima arte. Entre os destaques, estão Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicletas), de Vittorio De Sica, marco do neorrealismo; Paisà, de Roberto Rossellini, que narra em episódios a libertação da Itália na Segunda Guerra; e L’Amore in Città (Amor na Cidade), antologia de seis episódios, cada qual dirigido por um autor diferente, reunindo diferentes olhares sobre “amor, desejo, vida urbana” no pós-guerra.

O filme mais assistido no streaming durante o festival será coroado com o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano, reafirmando a força da audiência digital e o papel da tecnologia como elo entre a sétima arte e o público. Neste ano, a homenagem celebra os grandes mestres do cinema italiano, que foram artistas que apresentaram seu olhar sobre o mundo e continuam inspirando novas gerações, do pós-guerra à era digital.

De autoria de Márcio Casarotti, o troféu de 2025, intitulado "Il maestro delle immagini eterne" (O mestre das imagens eternas), homenageia o diretor como um verdadeiro maestro, alguém que conduz sua obra com sensibilidade, técnica e imaginação. “Nesta edição especial, pensamos em uma escultura que simboliza não apenas a longevidade do evento, mas também a força transformadora e a relevância atemporal do cinema como expressão artística e cultural”, afirma Cesar Alarcon, CEO da Pirelli para a América Latina. Ele destaca que o desenvolvimento da obra foi pensado para traduzir o movimento contínuo do cinema, que conecta passado, presente e o futuro. “É uma metáfora da busca incessante dos cineastas por transformar experiências humanas em arte, memória e emoção”, finaliza.


Serviço:

20º Festival de Cinema Italiano

Até 29 de novembro.

Filmes para streaming e informações: https://festivalcinemaitaliano.com/


Crédito da foto: Divulgação