Exposição Amazônia Imersiva em cartaz no Centro de Realidade Estendida da PUCPR

 


O Centro de Realidade Estendida da PUCPR recebe, até 11 de novembro, a exposição Amazônia Imersiva: Narrativas Indígenas, uma jornada sensorial e interativa que convida o público a mergulhar nas memórias vivas do povo Mura, um dos muitos povos originários da Amazônia brasileira. A mostra tem entrada gratuita e funciona de segunda-feira a sábado, das 9 às 20 horas, com agendamento individuais e para grupos escolares através do site oficial: www.amazoniaimersiva.com.br.

Combinando arte, tecnologia e ancestralidade, a exposição propõe uma experiência única: por meio de projeções em 360°, sons da floresta, aromas da mata, cenografia imersiva e artefatos indígenas, os visitantes são transportados para o universo amazônico e convidados a conhecer de perto os modos de vida, saberes e práticas culturais do povo Mura. 

“A exposição propõe uma imersão na trajetória do povo Mura, revelando seus saberes, práticas culturais e a força de sua resistência ao longo do tempo. É um convite para enxergar, sentir e reconhecer a vitalidade de uma cultura que segue pulsando na Amazônia. Por meio desse olhar, buscamos dar visibilidade à riqueza de suas práticas e às tradições que seguem vivas e em constante transformação”, destaca Ericson Falabretti, pró-reitor de Desenvolvimento Educacional da PUCPR. 

Criada pelos irmãos Darlison e Lucas Meireles, alumnis da PUCPR e descendentes do povo Mura, e por Paulo Bueno, diretor artístico da produtora Click Arte Cultura e Educativos, a mostra tem ainda o propósito de ser um instrumento de educação ambiental e valorização da cultura indígena. 

“Usar a tecnologia para criar uma experiência imersiva é fundamental para alcançar novos públicos e abrir espaço para uma escuta mais sensível e mais respeitosa. É assim que conseguimos dar visibilidade às culturas brasileiras, valorizar suas memórias e tradições, e reconhecer nosso papel na preservação dessas vozes", destaca Humberto Salgueiro, um dos idealizadores da exposição. 

O proeto é viabilizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Aldir Blanc.


Serviço: 

Exposição Amazônia Imersiva: Narrativas Indígenas

Centro de Realidade Estendida da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho)

Até 11 de novembro.

Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h

Agendamento: www.amazoniaimersiva.com.br   

Classificação indicataiva: livre

Entrada gratuita. 


Crédito da foto: Divulgação