Biblioteca Gralha Azul recebe inscrições para 3ª edição de seu concurso literário



O projeto Biblioteca Gralha Azul, iniciativa da ABC Projetos Culturais, está com inscrições abertas para a 3ª edição do seu concurso literário, voltado a autores nascidos ou residentes no Paraná. O objetivo é dar visibilidade, revelar talentos e fortalecer a literatura estadual — em especial escritores e ilustradores que produzam para o público infantojuvenil. O edital do concurso está disponíel em https://bibliotecagralhaazul.com.br/editais e o envio de materiais pode ser feito exclusivamente pelo link https://forms.gle/V6d2L6uwfUywc53p6.

O edital prevê a seleção de 10 a 20 textos inéditos, nas categorias prosa ou poesia, direcionados ao público infantojuvenil. Podem participar autores ou autoras maiores de 18 anos, nascidos ou residentes no Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 30 de novembro.

 Os textos selecionados serão transformados em e‑books ilustrados e audiolivros, publicados pela ABC Projetos Culturais e disponibilizados gratuitamente no acervo da Biblioteca Gralha Azul. Todo o processo — desde revisão, ilustração, diagramação, registro de ISBN, gravação de audiolivro — é realizado pela editora.

Os direitos autorais das obras continuam pertencendo integralmente aos autores, que apenas se comprometem a disponibilizar seus trabalhos por dez anos (120 meses) na plataforma virtual da Biblioteca Gralha Azul, visando democratizar o acesso à leitura. Mesmo com a disponibilização gratuita, os autores podem comercializar suas obras, seja em formato digital ou impresso. Além disso, os selecionados têm suas criações revisadas, ilustradas e diagramadas, recebendo todos os registros legais necessários — ISBN, ficha catalográfica e depósito legal —, garantindo a publicação em e-book e audiolivro.

Autores que já participam em edições anteriores destacam o impacto do projeto. “Vale a pena participar deste novo edital da ABC Produções Culturais. Nas publicações anteriores, diversos e‑books apresentaram uma variada gama de artistas do Paraná, cujos textos se voltam para o público mirim e de adolescentes e, por que não, para os graúdos também”, diz Marcos Hidemi, autor de Brincar de Poesia.

Já Camila Pasetto, autora de Comida de Outro Planeta, reforça que “o projeto tem a missão de fomentar a produção literária do estado, dando visibilidade aos seus escritores e ilustradores. E como uma das escritoras que compõe a biblioteca, posso afirmar que já venho colhendo frutos desta minha participação”.

A plataforma on-line já contabiliza mais de 60 mil interações, com mais de 8 mil usuários únicos acessando o site, de 20 países distintos. Em ações presenciais, mais de 2,5 mil pessoas foram impactadas por eventos como o Festival Gralha Azul de Vivências Literárias e atividades promovidas em escolas e asilos, pela editora e por autores — o que reforça o alcance da iniciativa para além dos espaços tradicionais da literatura.

O concurso é promovido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio de empresas como Belgotex do Brasil e DAF Caminhões Brasil.


Serviço:

3º Concurso Literário Biblioteca Gralha Azul

Inscrições gratuitas até 30 de novembro.

Edital: https://bibliotecagralhaazul.com.br/editais

Formulário de inscrição: https://forms.gle/V6d2L6uwfUywc53p6


Crédito da foto: Divulgação