A última mostra de novembro na Cinemateca de Curitiba vai levar o público a uma viagem no tempo e na história cinematográfica do Leste Europeu, com filmes raros. O Grande Cinema da Tchecoslováquia Antes da Primavera de Praga reúne cinco longas-metragens lançados entre 1963 e 1966, período de grande efervescência artística no antigo país. A entrada é gratuita.
A seleção da mostra é inspirada na chamada Nouvelle Vague Tcheca, movimento vanguardista que marcou os anos 1960 e é considerado a era de ouro do cinema tchecoslovaco, tanto pela linguagem visual quanto pela força narrativa.
A produção daquele período ganhou projeção internacional, acumulou mais de 60 prêmios e revelou cineastas que mais tarde se tornariam referência mundial, como Milos Forman (Amadeus e Um Estranho no Ninho). O movimento, no entanto, foi interrompido em 20 de agosto de 1968, quando tanques do Pacto de Varsóvia invadiram o país e levou ao exílio vários diretores. Confira os filmes da mostra:
Os Amores de Uma Loira
Lançado em 1965, acompanha uma jovem operária que vive um romance passageiro com um músico vindo de Praga. Quando ele parte acreditando que nunca mais a verá, ela decide procurá-lo na capital, para surpresa dele e de sua família. Dirigido por Milos Forman e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa abre a mostra nesta quinta-feira (27), às 19 horas.
Trens Estreitamente Vigiados (foto)
Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme dirigido por Jirí Menzel retrata o cotidiano de um jovem aprendiz em uma estação ferroviária. Entre o trabalho, o amor e as tensões da guerra, ele amadurece ao lado de seu mentor. Exibição na sexta-feira (28), às 19 horas.
As Pequenas Margaridas
A diretora Vera Chytilová conduz a história de duas adolescentes chamadas Marie (Ivana Karbanová e Jitka Cerhová), que, ao perceberem o caos do mundo, embarcam em uma sequência de travessuras anárquicas e destrutivas. O filme será exibido no sábado (29), às 17 horas.
A Pequena Loja da Rua Principal
No drama de 1965, Tono, um camponês, é nomeado inspetor ariano de uma loja administrada por Rozalia, uma viúva judia. A relação entre os dois cresce em meio ao avanço das políticas antissemitas que enviam judeus a campos de trabalho. O filme dos diretores Jan Kadár e Elma Klos ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e será exibido no sábado (29), às 19 horas.
Um Dia, Um Gato
Uma das obras mais conhecidas do cinema tcheco, apresenta um vilarejo transformado pela chegada de uma mágica e seu gato, capaz de revelar a verdadeira essência das pessoas. Temido pelos adultos e encantador para as crianças, o animal protagoniza uma fábula poética vencedora do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes. O filme dirigido por Vojtech Jasny encerra a mostra no domingo (30), às 18 horas, no mesmo dia em que o diretor completaria 100 anos.
Serviço:
Mostra O Grande Cinema da Tchecoslováquia Antes da Primavera de Praga
Cinemateca de Curitiba (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)
De 27 a 30 de novembro (quinta-feira a domingo).
Entrada gratuita.
Crédito da foto: Divulgação

Redes Sociais