Celebração do Dia do Tango no Auditório Regina Casillo

 


Uma noite especial celebra o Dia do Tango em Curitiba no Auditório Regina Casillo. Encerrando o Projeto Anual Solar do Rosário 2025, a Orquestra Paranaense de Tango (OPRT) apresenta um concerto exclusivo para comemorar a data nesta quinta-feira (11), às 20 horas. O repertório passeia pelas diferentes fases do estilo, destacando um panorama amplo de mais de um século de tango. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.

No decorrer do ano, a programação do projeto trouxe uma série de produções para o auditório, entre concertos musicais e encontros literários. “O projeto sem dúvida alcançou seu objetivo, que é o de celebrar e difundir a cultura, bem como atuar para a formação de plateia”, afirma Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário e do Plano Anual. “Além dos concertos, debates literários e lançamentos de livros com preços de ingressos muito acessíveis, tivemos uma série de apresentações didáticas para crianças, alunos da rede pública, e também idosos atendidos pela FAS (Fundação de Ação Social), entre outras contrapartidas sociais”, continua.

A Orquestra Paranaense de Tango foi fundada em 2022 e estreou no ano seguinte. É inspirada nas típicas orquestras argentinas da década de 1940, celebrando a tradição enquanto dialoga com suas vanguardas. A apresentação do Dia do Tango conta com produção musical da Catálise Produções Culturais, com direção de Rafael Rodrigues e direção executiva de Josnel Garcia de Carvalho. Na formação, traz Javier Dario Veliz (bandoneón), Victor Gabriel Castro (clarinete e bandoneón), Rafael Rodrigues (contrabaixo), Lucas Sampaio (violoncelo), Ângelo Martins (violino), Vitor Andrade (violino), Jader Cruz (viola) e Davi Sartori (piano).

A OPRT preparou um repertório que abarca todas as fases do tango, tanto para quem já admira o estilo quanto para quem deseja conhecer o ritmo, trazendo interpretações de grandes artistas como Astor Piazzolla, Aníbal Troilo, Julián Peralta, Osvaldo Pugliese e Julián Peralta. A seleção vai desde as raízes tradicionais, no início do século passado, até a revolução estética contemporânea.

O Dia do Tango é comemorado em 11 de dezembro porque marca o nascimento de dois grandes nomes do gênero: Carlos Gardel e Julio de Caro. Apesar de ter nascido na França, em 1890, Carlos Gardel virou um ícone da cultura argentina. Chegando no país latino-americano aos dois anos de idade, ainda na juventude começou a carreira musical. Ao incorporar tangos em seu repertório, ganhou fama internacional, ajudando a popularizar o ritmo. O compositor e condutor Julio de Caro nasceu em 1899 na Argentina. Também viajou para os Estados Unidos e Europa, levando a música tradicional e compondo importantes canções.

O Projeto Anual Solar do Rosário 2025 foi realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura. Tem patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Impextraco, Grasp, Supermercado Tozetto, Supermercado Festval, Cartório da Barreirinha, Grupo Servopa e Brose.


Serviço:

Dia do Tango com a Orquestra Paranaense de Tango

Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro)

Dia 11 de dezembro (quinta-feira), às 20h.

Ingressos: a partir de R$ 20 + taxas, à venda em www.diskingressos.com.br/evento/1757/2025-12-11/pr/curitiba/oprt-orquestra-paranaense-de-tango

Informações: www.instagram.com/solar.dorosario/


Repertório

1. "La Yumba" (Osvaldo Pugliese)

2. "Balada para un loco" (Astor Piazzolla/Horacio Ferrer)

3. "Al compás del corazón" (Domingo Federico/Homero Expósito)

4. "Danzarín" (Julián Plaza)

5. "Desde el alma" (Rosita Melo)

6. "El Huracán" (Edgardo Donato)

7. "Nocturna" (Julián Plaza)

8. "Organito de la tarde" (Cátulo Castillo)

9. "Ojos Negros" (Vicente Greco)

10. "Gallo Ciego" (Agustín Bardi)

11. "Libertango" (Astor Piazzolla)

12. "Pompeya" (Julián Peralta)

13. "Adiós Nonino" (Astor Piazzolla)


Crédito da foto: Fernando Barkidom