A 5ª edição do Festival Tutano será realizada de sábado (21) a segunda-feira (23), no Museu Oscar Niemeyer (MON). O objetivo do evento é reunir entusiastas e profissionais da gastronomia com uma programação rica e diversificada para todas as idades. A feira gastronômica contará com cerca de 40 expositores de alimentos, bebidas, produtos e serviços de alta qualidade. Também serão realizadas 28 aulas-show com chefs renomados e profissionais de destaque, a fim de proporcionar uma experiência imersiva para os amantes da boa comida.
Os visitantes também poderão aproveitar a programação musical com bandas locais, com apresentações de MPB, surf music, jazz, pop e outros estilos. O espaço kids trará oficinas gastronômicas infantis para garantir a diversão das crianças e estimular o interesse pela culinária desde cedo.
A novidade deste ano é a separação do Festival e do Fórum Tutano, com o este último acontecendo na segunda-feira. Este dia será dedicado a palestras, painéis de debate, mentorias de negócios, networking e um happy hour exclusivo. A mudança visa criar uma experiência mais focada e proveitosa para os profissionais da área gastronômica e empreendedores do setor. “O Festival é uma grande festa para todos que amam gastronomia, enquanto o Fórum é um espaço de troca de conhecimento e networking para aqueles que fazem a gastronomia acontecer. Queremos que ambos os eventos tenham a sua própria identidade e ofereçam experiências únicas”, explica Beto Madalosso, idealizado do evento.
Entre os palestrantes, estão nomes de destaque como Marcos Livi, do Grupo Bah, que inclui hotel na serra gaúcha e mais cinco operações de restaurantes em São Paulo; João Diamante, do projeto Diamantes na Cozinha; Manu Buffara, chef do restaurante Manu, eleita melhor chef da América Latina; Ricardo Moreno, do The Summer Hunter; e Murilo Padilha, do The Coffee. Além das palestras, o fórum vai oferecer sessões gratuitas de mentoria com consultores do Sebrae sobre os temas: gestão eficiente, recursos humanos, e comunicação e marketing.
O Festival Tutano vai acontecer sábado e domingo (22), sempre das 11 às 19 horas, enquanto o Fórum Tutano será realizado na segunda, das 8h30 às 19 horas, ambos no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado na Rua Mal. Hermes, 999, no Centro Cívico. Os ingressos estão disponíveis no site www.tutanogastronomia.com.br. Mais informações no Instagram @tutanogastronomia.
Confira a programação completa de aulas-show do festival:
21 de setembro (sábado)
Lasanha à bolonhesa sem glúten e sem lactose.
Pão no bafo de Palmeira.
Camarões ao limão e manjericão e molho old bay.
Itch (comida árabe).
Choux de mimosa, camomila e mel.
Workshop Cortes do Lombo: ancho e chorizo – dry aged técnica de maturação.
Porco Moura com crosta de café e especiarias com salada tailandesa de palmito pupunha.
Degustação guiada de cafés das Indicações Geográficas Brasileiras.
Cervejas Especiais – o que são e como aproveitá-las para seu restaurante.
Como fazer fermento natural em casa.
O novo e o velho mundo vitivinícola, estilos e tendências.
Cheesecake Basca.
Café combina com queeee? Queeeijo!
Coquetelaria com ingredientes locais.
Dia 22 de setembro (domingo)
Brioche de fermentação natural sem glúten.
Saladinha de chuchu.
Heranças afrodiasporicas na cultura alimentar brasileira.
Ravioli aberto com abóbora, espinafre, castanha do Pará e curry.
Kupakupu (Cculinária ndígena).
Preparo de massas.
Degustação guiada de cafés das Indicações Geográficas Brasileiras.
Tem matte no bar?
Imersão em cachaças envelhecidas através dos sentidos: olfato, paladar e tato.
Crudo de salmão.
Tem salada (com bala de banana) no café!
Café especial em casa – como extrair o melhor de cada café.
O terroir do vinho paranaense.
Confira a programação completa do Fórum – dia 22 de setembro (segunda-feira):
8h30 – Credenciamento e café de boas vindas.
9h – Abertura do evento com Beto Madalosso – A importância dos eventos gastronômicos para o desenvolvimento do setor.
9h30 – Palestra de abertura com Marcos Livi (Grupo Bah) – Tirando leite de pedra.
10h30 – Painel – O que eu fiz quando a chapa esquentou: a volta por cima diante dos desafios de empreender na gastronomia. Mediador: Patrícia Albanez (Sebrae). Convidados: Edrey Momo (Tasca da Esquina/1900 Pizzeria0, Patricia Lion (Tasty Salad Shop), Georgia Franco (Lucca Cafés Especiais).
11h30 – Palestra Pocket Diamantes na Cozinha – João Diamante (Diamantes na Cozinha).
12h – Intervalo para o almoço.
13h30 – Painel – Quem quer esse trampo? Como atrair e reter pessoas. Mediador: Flávia Schiochet (O Joio e o Trigo/Fogo Baixo).Convidados: João Diamante (Diamantes na Cozinha), Carolina Oda (Aos Cuidados), Rodrigo Paupitz (Grupo Madero0.
14h30 – Painel – A gente não quer só comida: a gente quer comer melhor: o cliente quer saúde e longevidade. Mediador: Lorena Martins (O Tempo/Podcast Gastrô). Convidados: Elisa Cortes e Bruno Coelho Melo (Simple Food/Instituto Marsh Zero), Gabriela Carvalho (Quintana Gastronomia), Lidi Barbosa (Roomys/Crescer e Semear).
15h30 – Palestra pocket – Case The Coffee, com Murilo Padilha (The Coffee).
16h – Pausa para o café.
16h30 – Palestra pocket – Comportamento do Consumidor, com Ricardo Moreno (TSummer Hunter).
17h – Painel – Boca no Trombone: como chegar no meu público em tempos de Marketing 4.0. Mediador: Danielle Machado (TInstadanimachado/Podcast Na Mesa com Dani). Convidados: Renan Vargas (TPáprica Comunicação/Madá), Ana Trolezi Braga (TClarice AI), Ricardo Moreno (TSummer Hunter).
18h – Palestra de encerramento com Manu Buffara (Manu), condução de Beto Madalosso) – Sobre a Vida de Chef.
Crédito da foto: Infinte
Redes Sociais