8ª Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças

 

A partir deste sábado (14), Curitiba é palco da 8ª Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças. A programação, toda gratuita, segue até 22 de setembro em diferentes espaços culturais da cidade, que vão receber teatro, artes visuais, dança, música e literatura. São mais de 20 apresentações produzidas por artistas locais e de outras cidades brasileiras como Fortaleza (CE), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF), e países da Europa como Alemanha e República Tcheca.

Entre os espaços onde o público vai encontrar a programação estão: Caixa Cultural, Sesc da Esquina, Ruínas São Francisco, Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural, APAE, Alfaiataria, Teatro Cleon Jacques, Teatro Londrina – Memorial de Curitiba, Miniauditório do Guaíra e Praça João Cândido. Outras ações também vão acontecer na Incanto, na Casa Prudente e Alfaiataria.

“Este ano, a gente reuniu uma mistura muito boa. Temos atrações locais, nacionais e internacionais, de diversas linguagens artísticas e muitas ações formativas, o que é uma novidade na mostra. Quero realizar um festival que fique na memória, um espaço de encontros, de proximidade, de trocas e afetos. Isso não demanda ações grandes de tamanho e sim de conteúdos relevantes, qualidade artística e a valorização do protagonismo da criança”, releva a produtora cultural Michele Menezes, curadora e diretora artística do projeto. 

A abertura está marcada para às 16 horas deste sábado, no Sesc da Esquina, com o espetáculo Napoleão, do Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, que traz, de forma inspiradora, a história de um menino tímido e aventureiro, falando da infância contemporânea e os desafios relativos à educação na atualidade. “Os objetivos principais da curadoria são aprofundar a discussão sobre o fazer artístico para as infâncias e conectar artistas brasileiros a projetos internacionais. Trazer o mundo para Curitiba e levar Curitiba para o mundo. Queremos que nossas crianças possam vivenciar experiências que não são habituais”, explica Michele.

O ponto de partida para a curadoria deste ano é a inclusão, que vai além da acessibilidade física, e “sim diminuir a exclusão, como levar a arte para cada vez mais pessoas, investigar formas de ampliar o nosso acesso às crianças, de editar a nossa conduta”. A mostra tem gratuidade em todas as atividades. Mas, além deste acesso, o público terá contato com outras possibilidades para ampliar o olhar para maior aproximação das crianças. 

A edição de 2024 prevê uma série de ações que buscam o desenvolvimento da cena cultural e a participação das crianças, do público geral, artistas e educadores nas atividades propostas em oficinas, workshops e rodas de conversa, que vão acontecer paralelamente aos espetáculos. Além disso, haverá o lançamento do AntiManual de Acessibilidade Cultural, fruto de um projeto educativo, desenvolvido por Cíntia Alves, da plataforma Vozes Diversas, de São Paulo, e realizado pela Pró Cult. O lançamento será no dia 21 de setembro, às 14 horas, na Caixa Cultural, também com entrada franca.

No encerramento, marcado para 22 de setembro, às 17 horas, no Teatro Cleon Jacques, uma celebração com um super show para crianças de todas as idades: a banda Rock Kids, que traz clássicos do rock como Beatles, ACDC, Ramones, Raul Seixas, Paralamas do Sucesso.

A programação completa está no site oficial da Espetacular, www.mostraespetacular.com.br, e também no Instagram: @mostraespetacular. 


Serviço:

8ª Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças

De 14 a 22 de setembro, em vários espaços de Curitiba.

Ingressos para apresentações: www.mostraespetacular.com.br. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria de cada espaço 1 (uma) hora antes de cada apresentação. Sujeito à lotação.


Crédito da foto: Vitor Natureza