Biblioteca Pública tem semana cultural com oficinas e contação de histórias


O projeto Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica: Versões de Contos Populares destacará oficinas e sessões de contação de histórias na Biblioteca Pública do Paraná, de 14 a 18 de outubro. A programação é toda gratuita.

Diariamente, na parte da manhã, das 8h30 às 12h30, o público poderá acompanhar as Oficinas de Contação de Histórias com temáticas variadas e que envolvem a arte de narrar. As ações são destinadas a educadores, estudantes e demais interessados acima de 16 anos. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo link na bio do Instagram da Pinguim Produções (@producao.pinguim). As vagas são limitadas, é possível se inscrever em mais de uma oficina; quem desejar pode solicitar o certificado de participação.

Já no período da tarde, acontecerá as Sessões de Contação de Histórias, abertas a todos os interessados e com classificação livre. Para participar, basta ir ao local. A primeira sessão é sempre às 14 horas e a segunda sempre às 15 horas.

“Essas 15 atividades serão realizadas por diferentes profissionais, todos especialistas em suas áreas. São ótimas oportunidades para ampliar o repertório e o vocabulário, expandir os conhecimentos, instigar a curiosidade, fomentar a imaginação e praticar a leitura de forma espontânea”, destaca Lígia Quirino, atriz, produtora cultural e gestora de projetos socioeducativos.


Oficinas

Com formato teórico-prático, as oficinas pretendem abordar algumas características dos contos populares como autoria, tempo, espaço, personagens, estrutura narrativa e oralidades. Os participantes vão pesquisar e explorar formas de apropriação dos contos populares (reconto) e suas possibilidades de narração por meio de jogos, exercícios, dinâmicas de voz, gestualidades, improvisos individuais e coletivos.

A primeira oficina, na segunda-feira (14), tem como título A Expressão Corporal para Contação de Histórias e será coordenada pelo ator Rafael Di Lari. Na terça (15), é a vez do artista Ali Freyer conduzir a oficina A Contação de Histórias como Incentivo à Leitura. Na quarta (16), Caroline Marzani, doutoranda em Letras, trabalha o tema A Contação de Histórias com Objetos. Já quinta-feira (17), o ator e escritor Lucas Buchile conduz a oficina a Contação de Histórias e Suas Versões e Formatos. Na sexta (18), a atriz e escritora Lilyan de Souza conclui a programação ao liderar a quinta oficina, intitulada A Voz do Contador de Histórias.


Contação de Histórias

A programação das contações de histórias do projeto Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica: Versões de Contos Populares tem duas apresentações por dia, com 50 minutos de duração cada.

Para esta ação, os organizadores disponibilizaram dez ônibus, previamente agendados, que vão levar e trazer crianças de escolas municipais de todas as regionais de Curitiba para ouvir as histórias apresentadas por contadores selecionados em uma etapa anterior do projeto. Os pequenos estarão devidamente acompanhados pelos professores responsáveis pela turma.

A primeira contação de histórias, na segunda-feira (14) e envolve a temática Contos Andinos, com a atriz Ailén Roberto. Na terça (15), a atriz Patrícia Savary coordena outra contação, intitulada Histórias de Retalhos.Na quarta (16) é a vez do contador de histórias Carlos Moreira abordar o tema Conto para que tu Contes. Na quinta (17), os integrantes da Contações da Mila realizam o _ Entre Causos, Contos e Lendas_. A última sessão será na sexta (18), com o título Histórias de Quem Anda Pelo Mmundo Vai e com mediação de Cadu Cinelli e Dag Bach, que integram o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias.

O projeto cultural Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica: Versões de Contos Populares, iniciado em julho deste ano, engloba 265 ações de incentivo à leitura, sendo voltado para todas as idades (crianças, jovens, adultos, idosos). Ele compartilha narrativas populares e explora diversos formatos de atividades como rodas de leitura, oficinas, contações de histórias e espetáculos de teatro.

“Essas ações já estão sendo realizadas em todas as Regionais de Curitiba, em parceria com as Casas da Leitura, da Fundação Cultural de Curitiba, Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e Fundação de Ação Social. Pretendemos impactar diretamente mais de 10 mil pessoas”, afirma Lígia Quirino.

O projeto é realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005, do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção é da Pinguim Produções, com apoios do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.


Serviço:

Projeto Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica: Versões de Contos Populares

Auditório da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro)

De 14 e 18 de outubro (segunda a sexta-feira). Oficinas, sempre das 8h30 às 12h30; sessões de contação de histórias, sempre às 14h e às 15h.

Gratuito. Para participar das oficinas é preciso se inscrever pelo link na bio do Instagram da Pinguim Produções (@producao.pinguim)

Informações: Instagram @producao.pinguim


Crédito da foto: Ali Freyer