Orquestra à Base de Sopro comemora 30 anos do Grupo Fato no Guairinha

 


A Orquestra à Base de Sopro (OABS) receberá o Grupo Fato (foto) no Guairinha, neste sábado (9), às 20 horas, e domingo (10), às 19h horas, para celebrar os 30 anos da banda curitibana. Os ingressos já estão à venda pelo Disk Ingressos.

Com arranjos de músicos renomados como Sérgio Albach, Gilson Fukushima, Sérgio Freire, André Prodóssimo, Rodrigo Henrique, Lucas Franco e Ale Age, as músicas que marcaram a carreira do Fato ganharam nova roupagem para o show comemorativo e inédito. Parcerias históricas, como as com Alexandre Nero, Marcelo Sandmann, Benito Rodriguez e Antonio Saraiva fazem parte do repertório, que reúne 12 composições de diferentes fases do grupo. A direção musical e artística é do maestro e diretor da OABS, Sérgio Albach e do próprio Fato, enquanto a direção cênica é de Nadja Naira (Companhia Brasileira de Teatro).

“Dividir o palco com a OABS é um grande presente. Tanto o Fato quanto a Orquestra surgiram no início dos anos 1990, um momento de efervescência cultural em Curitiba. Nessa época, nascia o Conservatório de MBP, a partir da Oficina de Música. Portanto, nossa relação com eles é antiga, sempre admiramos muito o trabalho desses músicos”, diz Ulisses Galetto, integrante e um dos fundadores do Fato.

Para comemorar tanto a trajetória do Fato quanto da OABS – grupos marcantes de Curitiba que conquistaram repercussão nacional com seus trabalhos –, a dramaturgia das canções teve como critério de escolha temas que abordam a existência. “As músicas do repertório trazem temas filosóficos, existencialistas. Vamos trabalhar com projeções gráficas de palavras e textos a partir das letras, destacando a poesia das canções. Outro ponto será a recomposição de elementos de cenografia, a ideia é resgatar a visualidade e as memórias do grupo”, conta Nadja. A criação de imagens e projeção quem assina é Manolo Fraga VJ, da Iluminous.

Formada há 26 anos, a OABS ocupa um espaço de destaque no cenário da música instrumental brasileira. Composta por 17 músicos, seu foco é a MPB. Carrega em seu currículo programas realizados com convidados ilustres como: Maria Rita, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, Emílio Santiago, Nelson Ayres, Letieres Leite, Joyce Moreno, Vocal Brasileirão, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, Itiberê Zwarg, Nailor Proveta, Roberto Sion, Mauro Senise e Laércio de Freitas.

“Estou muito feliz com este encontro da OABS com o Fato, vi o grupo nascer e acompanho essa história. Alguns dos nossos arranjadores como o Gilson Fukushima e o Sérgio Freire fizeram parte do grupo e hoje são da Orquestra. Parte dos arranjos para este show é deles. Vai ser incrível”, conta Albach.

Já o Grupo Fato é um quinteto curitibano que, desde 1994, desenvolve pesquisas musicais que consolidaram uma sonoridade e estilo originais, reconhecidos por críticos no Brasil e no exterior. A partir de Curitiba, o grupo trabalha criativamente com a produção de diversos autores da cena independente. Em 30 anos já são mais de 70 artistas interpretados pelo grupo, em sua maioria, paranaenses. São nove álbuns e 13 shows produzidos até agora.

A musicalidade do Fato explora combinações sonoras entre elementos de culturas tradicionais com instrumentos musicais e intervenções eletrônicas, programações, efeitos, etc. A ressignificação criativa dos tamancos de fandango caiçara, presentes na música do grupo desde 1996, é uma marca do grupo. A tamancalha, instrumento inventado por Zé Loureiro Neto, um ex-integrante, é uma expressão robusta dessa relação que ampliou horizontes da música popular feita em Curitiba.


Serviço:

Show OABS convida e celebra 30 anos do Grupo Fato

Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro)

Dias 9 de novembro (sábado) às 20h, e 10 de novembro (domingo), às 19h.

Ingressos: R$ 35 (inteira) e R$ 17,50 (meia-entrada), à venda em www.diskingressos.com.br/grupo/2006/2024-11-10/pr/curitiba/orquestra-a-base-de-sopro-e-grupo-fato-30-anos


Crédito da foto: Pâmela Brighente