Livraria Arte & Letra recebe lançamento de obra de Manoel Carlos Karam

 


Após 18 anos de falecimento, o premiado escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007) terá um novo livro. A obra intitulada Crônicas de Alhures do Sul vem recheada com mais de cem narrativas que relatam fatos do cotidiano de maneira concisa e com bom-humor, que são características do autor. O livro será lançado neste sábado (6), às 14 horas, na Livraria Arte & Letra, durante um bate-papo com o filho do escritor, Bruno Karam, a jornalista da Rádio BandNews FM Lorena Pelanda, Thiago Tizzot, Carla Viccini, Cristiano Nagel e o público.

Serão distribuídas gratuitamente cem unidades do livro no local, mas para garantir um exemplar é preciso retirar uma senha na livraria, a partir das 13 horas. Após o evento, a obra estará à venda por R$ 40 na prórpra livraria. Além disso, serão doados exemplares para escolas públicas, Casas da Leitura e a Biblioteca Pública do Paraná.

Durante os anos de 2006 e 2007, Karam postava semanalmente um texto no Blog do Zé Beto, e o apresentava na Rádio BandNews FM Curitiba toda segunda e terça-feira. Os textos se chamavam Crônicas de Alhures do Sul, uma cidade fictícia inventada e contada pelo Karam.

O livro homônimo apresenta a visão aguçada do escritor sobre o dia a dia, as pessoas e a cidade que o cerca e reúne dezenas de crônicas. Como característica de sua escrita, é possível observar a identidade fragmentada do indivíduo pós-moderno e o ambiente urbano através de uma narrativa veloz.

Buscando ser um escritor “sem estilo”, sem preocupações em enquadrar suas obras nos gêneros literários estabelecidos, o autor certa vez escreveu que “quando eu tô escrevendo, acabo descobrindo que mais importante que a história que eventualmente eu possa contar, é a maneira de contar esta história”.

Quem desejar "ouvir" o livro também poderá apreciar os conteúdos, que estão disponíveis em podcasts no YouTube e no Spotify. As gravações – com leituras originais na voz de Karam – foram realizadas a partir do acervo do autor e pesquisas de Bruno Karam.

Essa união de pai e filho resultou em uma preciosa viagem íntima e literária pela obra de um dos grandes cronistas brasileiros. Os novos episódios – que mesclam as vozes Bruno e Manoel exploram a sensibilidade, o olhar crítico do autor e curiosidades biográficas – vão ao ar toda segunda e quarta-feira, e podem ser ouvidos gratuitamente nas duas plataformas digitais. “Esses conteúdos em áudio integram um grande projeto cultural que leva o mesmo nome do livro e contempla muitas novidades sobre Manoel Carlos Karam. O objetivo é que o público conheça, aprecie, leia, ouça e valorize o trabalho do escritor”, revela o produtor Cristiano Nagel.


Ações inéditas

Além dos 30 podcasts e do livro, o projeto cultural terá a realização de cinco oficinas de formação voltadas a professores e mediadores e 30 rodas de leitura para jovens e adultos, que vão acontecer nas Casas da Leitura Miguel de Cervantes e Vladimir Kozak, com público agendado de escolas públicas de Curitiba.

“Mais do que uma homenagem, esta é uma proposta de circulação e escuta para que as palavras de Manoel Carlos Karam sigam em movimento entre pági­nas, vozes e encontros com novos leitores e ouvintes. Queremos valorizar a obra do escritor para além da publicação”, complementa Nagel.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal de Curitiba, e tem o apoio do Colégio Positivo e Universidade Positivo.


Serviço:

Lançamento do livro Crônicas de Alhures do Sul, de Manoel Carlos Karam

Livraria Arte & Letra (Rua Desembargador Motta, 2.011 – Centro)

Dia 06 de setembro (sábado), às 14h.

Entrada franca. Serão distribuídas gratuitamente 100 unidades do livro no local, mas para garantir um exemplar é preciso retirar uma senha na livraria, a partir das 13h. Após o evento, a obra estará à venda por R$ 40 na livraria. 


Crédito da foto: Reprodução