Denise Fraga estrela Livros Restantes – FILMES, por Rudney Flores



 A região da ilha, em Florianópolis (SC), é cenário para Livros Restantes, terceiro longa-metragem de ficção da diretora carioca Marcia Paraíso (Lua em Sagitário, Alegria do Amor), uma das estreias desta semana nos cinemas brasileiros. Estrelada por Denise Fraga (do recente Sonhar com Leões), a produção também destaca no elenco Augusto Madeira (O Beijo no Asfalto) e diversos atores catarinenses, como Renato Turnes e Vanderleia Will.

A personagem central do roteiro da própria diretora é a professora Ana Catarina (Fraga), mulher na casa dos 50 anos que está mudando os rumos de sua história, pois decidiu sair da Barra da Lagoa, uma comunidade pesqueira na qual passou toda a vida, para morar em Portugal. Ela vendeu sua casa e doou a maioria de sua biblioteca, com exceção de cinco livros, que têm dedicatórias que a marcaram muito.

Antes de viajar, Ana decide devolver as obras pessoalmente para quem a presentou – o ex-marido Carlos Henrique (Madeira), os amigos Katia (Andréa Buzato) e Jointon (Marcelinho Gonzaga) e o ex-namorado Tárik (Paulo Vasilescu). Os encontros e um não-encontro vão resgatar diversas memórias, boas e ruins, e também irão despertar novos sentimentos, fazendo com que a protagonista reflita muito mais sobre sua trajetória de vida. Outros personagens importantes para Ana são o irmão Sérgio (Tunes) e a mãe Antônia (Will), que também ganham um certo desenvolvimento na história.

Grande atriz brasileira, uma das principais de sua geração, Denise Fraga brilha e entrega mais um trabalho de destaque em sua carreira. Sua Ana domina todas as ações da trama em diversas matizes – forte, frágil, alegre, insegura, vulnerável, corajosa, sincera, entre muitas outras –, e conta com um ótimo apoio do elenco coadjuvante.

Outro lado positivo da produção é sua ambientação, destacando um local pouco apresentado nas telas, resultando em belas imagens da paisagem local, além de retratar o cotidiano simples de uma comunidade também raramente representada no cinema brasileiro.

Diretora experiente – comandou vários filmes documentais, além de séries de televisão e streaming –, Marcia Paraíso mostra um trabalho maduro em Livros Restantes, abordando com competência e sensibilidade temas variados, como a situação da mulher pós 50 anos, questões de gênero, violência familiar, além da importância da literatura. Cotação: Bom.

 

Trailer de Livros Restantes:

 


 

 

Crédito da foto: Divulgação Plural Filmes