Projeto Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2 destaca oficina e performance

 


Neste sábado (21) e domingo (22), a capital paranaense recebe o projeto Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2, do artista curitibano Renan Ghiraldi, que vai oferecer duas atividades serão oferecidas. A primeira é a oficina Performance Arte: Uma Introdução, que acontece às 18 horas de sábado, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), com intérprete de Libras – as inscrições são gratuitas.

Direcionada para artistas e não artistas acima dos 16 anos, a atividade será ministrada por Ludmila Castanheira, artista e autora do livro Performance Arte: Modos de Existência, nome referencial na linguagem da performance arte no Brasil. 

Já no domingo, das 10 às 12 horas, nas Ruínas São Francisco, haverá a performance que dá nome ao projeto, realizada por Ghiraldi. O aquário utilizado na atividade ficará disponível das 9 às 14 horas como uma instalação de artes visuais. A ação performática propõe um encontro: alguém de macacão vermelho, ouvindo histórias de corações partidos. Enquanto os relatos chegam, o performer borda em ponto cruz um coração anatômico em tamanho real, registrando simbolicamente, ponto a ponto, as histórias ouvidas. 

Os passantes que narram suas histórias retiram dos bolsos do macacão vermelho pequenos bonecos ligados a um fio de chumbo. Cada boneco é colocado em um aquário preenchido com líquido vermelho translúcido, apoiado sobre um pedestal, onde afunda e compõe uma coleção provisória de quedas, com diferentes níveis de flutuação, conforme as narrativas coletadas. A orientação do processo criativo é assinada por Castanheira, que atuou como diretora/provocadora, propondo dispositivos criativos e fundamentações teóricas que deram corpo e embasamento ao projeto artístico.


Performance

Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2 é a segunda parte de um tríptico idealizado por Ghiraldi, cujo primeiro fragmento foi apresentado na 1º MIAC – Mostra Independente de Arte Contemporânea, em 2022. A obra dialoga com a trajetória pessoal do artista, atravessada pelo aquarismo e pela busca do amor romântico em meio às crises de ansiedade, e investiga como memórias afetivas se cruzam com questões de gênero, sexualidade, etnia, classe social, etarismo e diversidades corporais.

“Acho que circular com performance é algo muito necessário para ampliar o acesso a esta linguagem especificamente. Acredito que estabelecer diálogos no estado, em performance arte, vai permitir uma melhor difusão dessa linguagem contemporânea no Paraná, e consequentemente aumentando o acesso e a distribuição de performance arte no circuito nacional”, comenta.

O projeto inclui também uma videoperformance, que pode ser acessada por meio de um QR Code instalado na base do aquário. O material mostra o performer como um dos bonecos que estão no aquário, submerso, preso pelos pés a uma bigorna. A empresa responsável pela gravação foi a Líquido Photo, especializada em fotografia e produção subaquática, fundada pelo fotógrafo e diretor de fotografia Lucas Pupo e ganhadora de diversos prêmios. A empresa é referência nesse tipo de trabalho no Brasil e já colaborou com produções brasileiras e internacionais, entre elas Ainda Estou Aqui, vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O projeto passou por seis regiões do Paraná: Noroeste (Maringá), Norte (Londrina), Campos Gerais (Ponta Grossa), Centro-Sul (Pato Branco) e Oeste (Foz do Iguaçu), encerrando sua circulação no Leste (Curitiba). Em cada cidade, foi realizada tanto a performance quanto a oficina com Ludmila Castanheira, sempre de forma gratuita.


Serviço:

Projeto Vale dos Corações Partidos – Fragmento nº 2, de Renan Ghiraldi

Oficina: Faculdade de Artes do Paraná – Campus Sede (Rua dos Funcionários, 1.357 – Cabral)

Dia 21 de fevereiro, às 18h. 

Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3PQgo05rnmtRm-

qJm4RHhZy3-ZGQH5a3NK25hiyHllD0uOA/viewform


Performance: Ruínas de São Francisco (Av. Jaime Reis, s/nº)

Dia 22 de fevereiro, às 10h; o aquário ficará no local das 9h às 14h.

Entrada gratuita.


Crédito da foto: Evelyn Sales