Artistas plásticos e irmãos se unem pela primeira vez em exposição na Artestil Cabral



Os artistas plásticos Elizabeth Titton e Paulo Dias abrem, neste sábado, às 11 horas, na Galeria Artestil do bairro Cabral, a exposição Prenúncio de Primavera. A primeira mostra conjunta dos irmãos traz a temática da natureza, com duas abordagens distintas sobre o mesmo tema: Dias retrata, em quadros pintados à tinta acrílica, a série Vasos de Flores; já Elizabeth apresenta a sua exposição itinerante Muirapiranga, que mostra a força da natureza em chapas de aço oxidado e cortadas a laser, que lembram a árvore amazônica muirapiranga. "Essa é a oportunidade de conhecer dois renomados artistas, que se destacaram nacional e internacionalmente, com técnicas diferentes mas com cuidados estéticos marcantes, seja na pintura ou na produção com metais", destaca a empresária Liliana Cabral, da Artestil.

Paulo Dias explica que essa é a primeira vez que apresenta um grupo de trabalhos com homogeneidade de técnica, estilo tema e composição. "A maior parte da minha obra é centrada na figura humana, mas também pintei muitas paisagens, naturezas mortas, flores e outros temas", revela ele, que se destaca também por ter uma série chamada Paisagens Curitibanas, mostrando cotidiano da cidade. Com uma visão positiva da vida, o artista explica que iniciou essa série de trabalhos com a intenção de "levar coisas positivas" para o público. "Quero que as pessoas levem para suas casas, quadros que transmitam bons sentimentos de vida e beleza", confirma.

As esculturas fazem parte de Muirapiranga e representam árvores fantásticas, uma forma de debater a maneira como os seres humanos só estão interessados em representações da natureza, não na natureza real. A árvore amazônica, que possui madeira avermelhada utilizada na produção de instrumentos, inspirou o nome da mostra. Titton produziu, também, litogravuras de pinturas corporais e de mitologias dos indígenas do Xingu.

Apesar de a exposição ter sido elaborada com 21 esculturas de grande portes, que percorreram o Brasil, a mostra na Artestil terá algumas esculturas grandes e outras de tamanhos menores, que apresentam a mesma força da árvore amazônica. A artista acredita que expor sua arte não só contribui para a cultura, mas também funciona como uma retribuição a toda inspiração que ela já a proporcionou, inspirando assim outros artistas. Seu principal objetivo é encantar as pessoas e fazer elas pensarem, agregando à sua arte um sentido político, estético e cultural.


Serviço:

Exposição Prenúncio da Primavera, de Elizabeth Titton e Paulo Dias

Galeria Artestil Cabral (Av. Nossa Senhora da Luz, 850) 

Inauguração: 24 de agosto (sábado), às 11h


Crédito da foto: Divulgação Artestil