Sempre que alguém próximo morre, passamos por profundas reflexões. Essa é a tônica do espetáculo teatral Os Vivos e os Mortos, que estreia neste sábado (24), às 20 horas, no Teatro Barracão Encena. A peça é uma adaptação do conto “Os Mortos”, do irlandês James Joyce, e traz para os palcos a história do casal Gabriel e Ana, que redescobrem o sentido da vida e refletem sobre seu amor, sua felicidade e suas crenças.
A partir do funeral de uma grande escritora de romances de amor, Gabriel e Ana, o casal central da história refaz seus sentimentos de amor e felicidade. Verdades escondidas são reveladas e o que antes era aparência passa a assumir o centro da história. “Os Vivos e os Mortos é uma história sobre os vivos. E sobre os que vão morrer. E os que já morreram. Então é uma história de amor, mas também de morte. É uma história sobre a vida. A aventura emocional que o público vai presenciar assistindo ao espetáculo é, como desejou James Joyce, aos 26 anos, uma aventura de descoberta e surpresa, de susto e revelação”, conta Edson Bueno, diretor, dramaturgo e também ator do espetáculo, um dos grandes nomes do teatro paranaense, com mais de 40 anos de carreira.
Produção do Barracão Encena, além de Bueno, o espetáculo tem ainda ano elenco a atriz Carla Rodrigues, que recentemente estreou o filme Foram os Sussurros que me Mataram, com a atriz Mel Lisboa; Mevelyn Gonçalves, que acumula em seu currículo mais de 60 produções teatrais e mais de 80 participações em comerciais; e Juscelino Zilio, ator e diretor do Barracão Encena. “Ter uma obra como esta no palco do Barracão é uma forma de fomentar ainda mais a arte e a cultura local. Queremos aproximar o público desta reflexão poética que Joyce propõe”, diz Mevelyn, produtora do espetáculo e também proprietária do espaço cultural.
Joyce é considerado um dos maiores nomes da literatura mundial, e é conhecido pela obra Ulysses. “Diferente da complexidade famosa de Ulysses, essa é uma história que traz um Joyce mais reflexivo. Ela é considerada uma das obras chave para conhecer o autor”, conta Bueno. A montagem também é uma adaptação para os palcos do filme Os Vivos e os Mortos, de John Huston, lançado em 1987. “Será uma proposta para que o público possa refletir sobre o porquê estamos aqui, respirando e sentindo”, finaliza Mevelyn.
Serviço:
Os Vivos e os Mortos
Teatro Barracão EnCena Rua (Treze de Maio, 160 – Centro)
Temporada de 24 de agosto a 18 de setembro, às quartas, sábados e domingos, sempre às 20h. Não haverá apresentação no dia 1º de setembro.
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada)
Classificação: 12 anos
Crédito da foto: Divulgação

Redes Sociais