Espetáculo A Caminho do Kastelo tem minitemporada no Teatro Enio Carvalho



 De sexta-feira (15) a domingo (17), com sessões sempre às 20 horas, o Teatro Enio Carvalho será palco do espetáculo A Caminho do Kastelo, resultado de um processo criativo que envolveu uma intensa oficina de montagem realizada ao longo do ano pela Alameda Cia Teatral. Com o formato de ingressos “pague quanto vale”, a apresentação busca democratizar o acesso ao teatro e valorizar a arte colaborativa.

Inspirada na obra de Kafka, a história segue K., um agrimensor que chega a uma vila isolada com a missão de trabalhar no misterioso castelo que domina o local. Apesar de seus esforços para estabelecer contato e entender sua função, K. é constantemente barrado e envolto em um labirinto de regras e procedimentos sem lógica. K. enfrenta uma série de obstáculos, desde a desconfiança dos habitantes até a comunicação vaga e confusa com os burocratas do castelo, o que o mergulha em um estado de constante frustração. 

O castelo, simbolizando uma força autoritária e inatingível, representa as instituições humanas que desafiam e frustram o indivíduo em busca de respostas e pertencimento. A obra tende a retratar de forma sombria e surreal a luta humana contra um sistema incompreensível e impenetrável, refletindo as ansiedades da modernidade e a burocracia esmagadora. 

Esta é a terceira edição da Oficina de Montagem da Alameda Cia Teatral, que teve início em maio de 2024. O projeto surgiu como um desafio audacioso: trabalhar com a complexidade da obra inacabada O Castelo, de Franz Kafka, uma narrativa densa que provocou diversas reflexões e momentos de incerteza ao longo do processo. Apesar das dificuldades, o grupo manteve o compromisso com a exploração criativa, resultando em um texto original, moldado coletivamente após o ator e dramaturgo Galahade Ferreira assumir para si o compromisso de adaptação.

O elenco, formado por Galahade Ferreira, Paola Pupo, Helmann Padilha, Marjori Von Jelita e Victor Truccolo, conta com a direção compartilhada entre Cristóvão de Oliveira e Galvani Junior. O trio – Ferreira, Pupo e Padilha – possui uma história em comum, tendo estudado juntos na Faculdade de Artes do Paraná (FAP) sob a orientação de Oliveira. Agora, os artistas se reencontram para essa montagem, que também é enriquecida pela iluminação precisa de Nádia Luciani.

“As oficinas são sempre desafiadoras e surpreendentes, pois nunca sabemos quem vai participar, então acho que sempre nos trazem coisas boas e pessoas com diferentes experiências”, destacam os diretores. Produzido com recursos próprios e com o apoio de colaboradores que acreditam na visão e no trabalho da companhia, A Caminho do Kastelo é também um testemunho do poder da criação coletiva e da resiliência artística.

Para 2025, a companhia tem previsão de realizar duas oficinas. Uma em cada semestre do ano. “Acho que os participantes conseguem levar consigo um pouco de como é o nosso trabalho enquanto grupo e conhecer como é o dia a dia de uma cia de teatro”, finalizam os diretores.

 

Serviço:

A Caminho do Kastelo

Teatro Enio de Carvalho (Rua Mateus Leme, 990 – Centro Cívico)

Dias 15, 16 e 17 de novembro (sexta-feira a domingo), sempre às 20h.

Quanto: Pague quanto vale

Classificação etária: 14 anos


Crédito da foto: Divulgação